Publicado em: 13/03/2021 21:04:00
O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, publicou, neste sábado, 13, novo Decreto contendo orientações e normas para as paróquias diante do agravamento da pandemia causada pela Covid-19. As novas orientações levam em conta o Plano Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais, que classifica os municípios em ondas de acordo com o avanço da pandemia. A mais rígida é a Onda Roxa que impõe toque de recolher e uma série de medidas restritivas.
Segundo o Decreto do arcebispo, que começará a vigorar na próxima segunda-feira, 15, as paróquias dos municípios classificados na Onda Roxa deverão suspender as celebrações com participação do povo enquanto “durar a circunstância do agravamento da pandemia”. Estão suspensos também, nessas paróquias, os atendimentos presenciais nas secretarias paroquiais, bem como encontros, reuniões, catequese e outros serviços eclesiais.
Para as demais paróquias, continuam valendo as normas publicadas em janeiro deste ano. No caso do sacramento da confissão, o arcebispo orienta que os párocos e administradores paroquiais organizem as celebrações penitenciais com a absolvição geral para que o povo possa “receber o perdão dos pecados e participar frutuosamente da Eucaristia”.
Clique aqui para ler na íntegra as novas orientações e normas do arcebispo de Mariana.