Publicado em: 07/11/2022 12:58:00
Nessa data, que não deve ser esquecida, Celebrações Eucarísticas nos territórios de Bento Rodrigues e Ponte do Gama recordam os anos de luta das comunidades atingidas. Em Bento Rodrigues, a comunidade irá se reunir às 9h para participar da Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. A celebração será presidida pelo Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, Padre Marcelo Moreira Santiago. Já em Ponte do Gama a celebração será às 10h e presidida pelo Pároco da Paróquia de São Caetano, em Monsenhor Horta, Padre Delvair Divino Xavier.
Para Padre Marcelo, responsável por atender à Comunidade de Bento Rodrigues, ainda hoje são muitos os desafios relacionados ao rompimento da Barragem de Fundão que em 2015 matou 19 pessoas e despejou 43,8 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério no Rio Gualaxo do Norte.
“Nesse momento, nós consideramos, sobretudo, a questão da reparação, especialmente, dos novos reassentamentos daqueles que perderam tudo, perderam suas casas, e por direito e justiça têm a expectativa e esperança de ter uma nova habitação que não seja apenas pagando alugueis, realocados em hotéis ou casas, distribuídos na cidade ou nos distritos, mas que possam, de fato, ter a sua casa, sobretudo, nos novos reassentamentos que estão sendo construídos”, pontua o sacerdote.
“Infelizmente, passados sete anos, em toda a extensão da Bacia do Rio Doce, centenas de pessoas já morreram e que não vão ver concretizadas essas expectativas e essas ações que acalentam diante do sofrimento”, ressalta Padre Marcelo.
Além das Celebrações Eucarísticas, outras ações e manifestações acontecem ao longo da semana para marcar a data. Confira a programação divulgada pela Cáritas de Minas Gerais
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias