Arquidiocesanas

Dom Airton nomeia Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo dos Bispos

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, publicou nesta terça-feira, 09 de novembro, o decreto em que constitui a Equipe Arquidiocesana de Animação para a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em 2023.


Publicado em: 10/11/2021 09:51:00

Dom Airton nomeia Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo dos Bispos

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo foi convocado pelo Papa Francisco e teve o seu processo sinodal iniciado em outubro deste ano.

Segundo o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, o objetivo da Equipe Arquidiocesana de Animação é dinamizar o processo de escuta nas paróquias e instituições presentes no território da Arquidiocese de Mariana. O sacerdote e a leiga Leci Nascimento foram anunciados na última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), realizada em setembro, como os contatos arquidiocesanos para o Sínodo, atuando como ponte entre as comunidades paroquiais e a conferência episcopal.

Por sua vez, Leci destaca que as atribuições da Equipe são: 

promover a animação do processo Sinodal em todo território da Arquidiocese de Mariana; 
promover o envolvimento de todas as forças-vivas da Arquidiocese; promover experiências formativas sobre o tema do Sínodo; 
organizar o relatório final e a reunião diocesana pré-sinodal, bem como o retorno, após a Assembleia Sinodal de outubro de 2023.
Ao todo, 20 pessoas integram a Equipe Arquidiocesana de Animação que foi constituída seguindo os seguintes critérios: os vigários episcopais, um leigo de cada região pastoral escolhido por eles, um representante das religiosas e dos religiosos presentes no território da Arquidiocese, um jovem da Equipe de Animação Juvenil da Arquidiocese, um representante dos diáconos permanentes, um representante dos seminaristas, uma representante do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM), um representante dos colégios católicos, a secretária arquidiocesana de pastoral e os dois contatos diocesanos.

Fonte: Arquduicese de Mariana

Leia outras notícias