Arquidiocesanas

Dom Lauro é ordenado bispo para a diocese de Colatina

“Parto para missão assumindo o pastoreio da escuta do Espírito Santo, da escuta do povo de Deus, da escuta das pessoas e comunidades na Igreja e na sociedade com atenção aos sinais dos tempos para o discernimento da Igreja sinodal”, disse o novo bispo.


Publicado em: 28/01/2022 13:05:00

Dom Lauro é ordenado bispo para a diocese de Colatina

Numa celebração marcada pela simplicidade, alegria, emoção e muita fé, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa foi ordenado bispo para a diocese de Colatina (ES) nesta terça-feira, 25, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG). Presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ladeado pelo arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo arcebispo de Vitória (ES), dom Dario Campos, a celebração, segundo os organizadores, contou com a presença de 25 bispos, 136 padres, seis diáconos, 40 seminaristas, 15 religiosas e mais de 600 leigos e leigas, totalizando mais de 800 pessoas.

Ordenante principal, dom Airton destacou a missão do bispo na Igreja. “Nós, bispos, temos a grave responsabilidade de anunciar a Palavra de Deus, governar e santificar o povo de Deus”, disse. “Governamos o povo de Deus pela nossa vida, pelo nosso exemplo. Santificamos o povo de Deus pela nossa vida de oração, pelos sacramentos, pelo testemunho vivo do amor para com aqueles que mais necessitam. Ensinamos ao povo de Deus não nossas palavras, não nossos sentimentos, mas aquilo que o Evangelho traz”, acrescentou.

Nomeado bispo de Colatina (ES) no dia 27 de outubro do ano passado, Dom Lauro tem 62 anos e foi ordenado padre em 2 de setembro de 1995, em Ouro Preto (MG) sua terra natal.  Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, exerceu várias funções na Arquidiocese de Mariana e, nos últimos sete anos, era pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, além de professor no Seminário de Teologia da Arquidiocese do qual foi também reitor.

“Confiando na graça de Deus, parto para missão assumindo o pastoreio da escuta do Espírito Santo, da escuta do povo de Deus, da escuta das pessoas e comunidades na Igreja e na sociedade com atenção aos sinais dos tempos para o discernimento da Igreja sinodal”, disse Dom Lauro, no final de sua ordenação.

Inspirando-se em Santo Agostinho, dom Lauro dirigiu suas primeiras palavras à diocese que o acolherá no dia 2 de fevereiro. “Com vocês está minha alegria de remidos por Jesus Cristo. Somos cristãos, temos a mesma dignidade batismal. Somos todos irmãos e irmãs, alcançados pela graça divina”, disse. “Para vocês recebo o encargo do pastoreio, empenho de grande responsabilidade, acima de minhas foças e capacidades. Socorrem-me as palavras de São Paulo: ‘tudo posso naquele que me dá forças’”, completou.

Ancorado no lema escolhido para seu ministério episcopal – “A caridade de Cristo nos impele” – o novo bispo conclamou sua nova diocese a caminhar juntos. “Vamos caminhar juntos: bispo, presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados e consagradas, cristãos leigos e leigas, Comunidades Eclesiais de Base, em diálogo com todas as pessoas de boa vontade, em vista do Reino de Deus”, destacou. “Fazemos a opção evangelizadora preferencial pelos pobres, enfermos e afastados da fé”, concluiu.

A cerimônia durou pouco mais de duas horas. Por causa da pandemia, a participação foi restrita a um público de aproximadamente 600 pessoas. Duas tendas foram montadas no adro da igreja de Fátima para abrigar os fiéis que acompanhara toda a cerimônia por meio de telões. No interior da igreja, mantendo o distanciamento, ficaram apenas os bispos, padres, diáconos, seminaristas e os familiares de Dom Lauro. Terminada a ordenação, a paróquia ofereceu almoço para todos os participantes, servido em marmitex, evitando, assim, aglomeração.

Para a organização da ordenação, a paróquia de Fátima constituiu nove equipes que mobilizaram cerca de 180 pessoas para cuidar da acolhida, da hospedagem, do transporte, da alimentação, da liturgia, da limpeza, da comunicação e das finanças. Todos os trabalhos foram coordenados pelo administrador paroquial, padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre.

Dom Lauro, antes de ir para Colatina na próxima semana, cumpre agenda na Arquidiocese de Mariana, presidindo missas em várias paróquias até o próximo domingo, 30. Nesse dia, ele presidirá a missa das 9h30 na paróquia São João Batista, em Viçosa. Na segunda-feira, 31, ele segue para Colatina.  

Para acessar todas as fotos clique aqui.

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias