Arquidiocesanas

Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) é realizado em Viçosa

A Comunidade Imaculada Conceição de Nova Viçosa, em Viçosa, sediou o Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Região Pastoral Mariana Leste, nos dias 20 e 21 de julho.


Publicado em: 22/07/2024 11:08:00

Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) é realizado em Viçosa

Nos dias 20 e 21 de julho foi realizado o Encontro das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs da Região Pastoral Mariana Leste, que compreende as Foranias de Abre Campo, Ponte Nova e Viçosa. 

O evento, ocorrido no Centro de Pastoral da Comunidade Nova Viçosa, na Paróquia N. Sra. de Fátima de Viçosa, contou com 80 participantes e teve como assessor Wilson Cabral, da Cidade de Ibatiba – ES. 

A Comunidade Imaculada Conceição de Nova Viçosa se empenhou, com muita alegria e entusiasmo, acolhendo os participantes e celebrando o acontecimento na missa da manhã do domingo, que foi presidida pelo Padre João do Carmo Macedo, Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em Ribeirão de São Domingos. 

Em sintonia com o 9º Encontro Mineiro das CEBs que aconteceu de 18 a 21 de julho, na cidade de Passos (MG), Diocese de Guaxupé, o objetivo do encontro em Viçosa foi animar as lideranças, aperfeiçoar a organização e eleger nova coordenação regional. Também analisar a situação atual dos Grupos de Reflexão.

Segundo Pe João do Carmo, “as CEBs são as sementes dos movimentos populares e como pessoas de todo o estado de Minas Gerais estão em Passos refletindo, nós estamos aqui também na região Mariana Leste refletindo, estudando e cantando nesse encontro”, disse. 

Um olho na realidade e o outro na Bíblia

Padre João destacou que o verdadeiro cristão não pode se acomodar diante das injustiças sociais, pois o sistema capitalista atual cria, dentro e fora das igrejas, um determinado Jesus que explora e exclui, e muitas pessoas erroneamente servem a ele, achando que é o filho de Deus. “Servimos a um Jesus pé no chão, que está sempre nos cutucando e não nos deixa acomodar. Nosso Jesus é ternura e misericórdia, aquele que abraça principalmente os esquecidos e excluídos. É no abraço aos esquecidos e excluídos que caminhamos com Ele”, destacou.

 “Que a mensagem das Comunidades Eclesiais de Base espalhadas pelo Brasil afora e também pelo mundo possam nos orientar para que nossa espiritualidade seja do seguimento a Jesus, pois aceitar Jesus todo mundo aceita, segui-lo é que é difícil”, concluiu.

   

Clique AQUI para ver outras fotos.