Arquidiocesanas

“Só haverá unidade quando houver a conversão dos corações”, afirma Secretário Executivo de Campanhas da CNBB

Junto com o início da Quaresma, a Quarta-Feira de Cinzas marca anualmente a abertura da Campanha da Fraternidade. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14), neste ano, a 57ª edição da Campanha da Fraternidade é ecumênica, ou seja, tem a preparação e organização do Conselho Nacional de Igrejas Cristã (CONIC). Para entender melhor o que significa ter uma Campanha da Fraternidade Ecumênica e o tema proposto para reflexão este ano, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) conversou com o Secretário Executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.


Publicado em: 17/02/2021 13:42:00

“Só haverá unidade quando houver a conversão dos corações”, afirma Secretário Executivo de Campanhas da CNBB

Dacom: O que significa ter uma Campanha da Fraternidade Ecumênica e o que motivou o seu surgimento no ano 2000?

Padre Patriky: Desde a década de 1980 já existia o sonho de uma Campanha da Fraternidade vivida de forma ecumênica. Por decisão da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 1998, tal sonho tornou-se realidade no ano 2000.  Naquele contexto do espírito do Jubileu dos dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo, foi um belo testemunho de aproximação ecumênica no desejo de somar esforços a serviço do bem comum. 

O primeiro tema escolhido foi: “Dignidade humana e paz” e o lema “Novo milênio sem exclusões”. Como dizia Dom Luciano Mendes de Almeida, “uma vez que é a luz do Evangelho que nos permite perceber melhor o fundamento da dignidade humana na certeza de que cada pessoa é amada, criada e regida por Deus”. Desde então, a CNBB realiza a cada cinco anos a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica. Isso tem significado que, nestas edições, o tema e a condução dos trabalhos, produção dos textos e materiais têm como responsável o Conselho Nacional de Igrejas Cristã (CONIC).  

* leia a matéria completa em https://arqmariana.com.br/noticia/so-havera-unidade-quando-houver-a-conversao-dos-coracoes-afirma-secretario-executivo-de-campanhas-da-cnbb/

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Leia outras notícias