Publicado em: 14/12/2021 15:18:00
A Comunidade de Santa Luzia, localizada no Bairro Boa Vista, realizou nesta segunda-feira, 13, a festa de sua padroeira, com uma missa às 9h30 e outra às 19h. Com restrições de participação dentro da capela por causa da pandemia, muitos fieis participaram da missa do lado de fora da capela, ocupando a rua principal do bairro. Alegria e fé deram o tom da festa.
Durante a homilia na missa de encerramento da festa, o pároco, padre Geraldo Martins falou de sua alegria ao celebrar a primeira festa da padroeira na capela da comunidade cuja construção começou no final do ano passado.
Quando o pároco chegou à paróquia, em dezembro de 2019, a primeira festa que celebrou foi a de Santa Luzia, no terraço de uma casa da comunidade. Já no ano passado, a celebração aconteceu na igreja São João Batista por causa da pandemia. Com a capela em adiantado estágio de construção, neste ano, os devotos de Santa Luzia puderam se reunir ali e apresentar seus louvores à padroeira.
Relatando que o nome Luzia significa “Portadora da luz”, o pároco explicou que a santa é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Padre Geraldo destacou que a santa viveu no final do século III, um período de grande perseguição aos cristãos e, mesmo assim, aprendeu desde cedo que a vida só tem sentido se for ancorada nos ensinamentos de Jesus Cristo.
O celebrante rezou pelos jovens, pedindo que, como Luzia, eles possam vencer as tentações e seguir no caminho que conduz ao Reino. “Santa Luzia nos ensina a não desistir diante da dor e do sofrimento. A perseverança nasce da fé. Às vezes, desistimos tão facilmente... Como precisamos aprender com essa jovem... Quem crê dá testemunho na hora da dificuldade. Quando somos fracos é que Deus mostra sua força”, disse.
“Luzia é portadora da luz que é Jesus Cristo. É Ele quem ilumina a escuridão da dor. Ser portador da luz é ser portador de Cristo. Precisamos levar Jesus aos pobres, aos excluídos, aos idosos, àqueles que perderam as esperanças ou o sentido da existência”, completou.
Homenageando a padroeira, a equipe da comunidade distribuiu vela aos participantes da celebração que entoaram o hino da padroeira com suas velas acesas formando um espetáculo de luz. “Ó, Santa Luzia, pedi a Jesus, que sempre nos dê dos olhos a luz”, cantaram com entusiasmo e fé.