Comunidades

CCP de Santo Expedito define data de festejar seu padroeiro

Antes da missa mensal da comunidade, que ocorre sempre aos terceiros domingos de cada mês, o pároco se reuniu com o Conselho de Pastoral da Comunidade, para avaliar os trabalhos de evanglização na paróquia.


Publicado em: 12/03/2021 10:20:00

CCP de Santo Expedito define data de festejar seu padroeiro

O Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) da Comunidade de Santo Expedito, na zona rural de Paiol, paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), definiu que a festa de seu padroeiro, neste ano, será celebrada no dia 18 de abril. A definição da data ocorreu durante a reunião que o Conselho realizou, no último domingo, dia 7/3, com o pároco, padre Geraldo Martins Dias.

O pároco, que participou pela primeira vez da reunião com o CCP da Comunidade, explicou que a festa obedecerá às medidas de prevenção da Covid-19 e que, por essa razão, não haverá procissão e outras atividades que, em condições normais, a comunidade costuma promover. No ano passado, não foi possível nem celebrar a missa porque as igrejas estavam fechadas como medida de segurança contra a pandemia do coronavirus.

Durante a reunião, que começou por volta das 14h30, os conselheiros informaram ao pároco como estão os trabalhos de evangelização da comunidade durante a pandemia. “Não fizemos nada por causa da pandemia, mas a comunidade está sempre pronta para ajudar toda vez que é solicitada”, disse a coordenadora do Conselho, Maria das Graças Oliveira, mais conhecida como Fia. “Uma das dificuldades que temos é a falta de mais agentes para ajudar nas pastorais”, acrescentou.

A coordenadora de catequese, Maria das Dores Máximo, apontou a dificuldade das crianças e adolescentes participarem mais assiduamente da comunidade. “Eles querem o sacramento, mas não se dispõem a participar”, disse a coordenadora.

santo-expedito3O Conselho destacou a Celebração da Palavra, feita todo domingo, como uma iniciativa positiva que tem ajudado a comunidade. Explicou ao pároco que a comunidade é formada pelas localidades de Sumidouro, Vista Alegre, Santa Tereza, Bering e Buraco do Café.

O pároco agradeceu a participação dos conselheiros e, em seguida, presidiu a missa da comunidade que é celebrada todo terceiro domingo de cada mês, às 16h. Participaram da reunião a coordenadora da comunidade, Maria das Graças Oliveira; a coordenadora da Catequese e da Pastoral do Batismo, Maria das Dores Máximo; a coordenadora da liturgia, Marli Máximo; o coordenador da Pastoral do Dízimo, Francisco, além das convidadas Lourdes e Eliene.