Publicado em: 05/03/2021 08:58:00
A celebração da Palavra, presidida pelas Ministras da Palavra, com a distribuição da comunhão eucarística, nesse tempo da pandemia, tem sido a atividade com mais destaque na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Amoras. A avaliação é do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) que se reuniu, nesta quinta-feira, 4, com o pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins.
A coordenadora de liturgia, Regiane Aparecida Fonseca, explica que, por causa da pandemia, foi necessário adaptar-se às condições exigidas para as celebrações. “A liturgia não parou suas atividades. Tivemos uma redução do número de participantes de nossa equipe, por causa da pandemia, mas continuamos nosso trabalho”, disse. Segundo Regiane, houve um “congelamento” de alguns por causa da suspensão das reuniões e outras atividades durante a pandemia. “Algumas pessoas tiveram que se afastar por pertenceram ao grupo de risco e, com isso, no início, houve dificuldades de conseguir mais pessoas para atuar na liturgia”, explicou.
Algumas pastorais continuam com suas atividades suspensas. É o caso da Pastoral da Esperança, da Criança e Grupos de Reflexão. Já a Pastoral do Batismo tem preparado pais e padrinhos, observando os protocolos de prevenção da Covid-19. “A Pastoral do Batismo está realizando encontro com todo o cuidado, na casa dos pais, quando oferece condições exigidas pelas normas de segurança, ou na capela”, esclarece a coordenadora da Pastoral do Batismo, Maria da Conceição Daniel.
A coordenadora da Comunidade, Sandra Aparecida Viana de Souza explicou ao pároco que a comunidade, além do bairro Amoras, é composta também pelas localidades Portugueses e Iglesias. Recordou que a Conferência Vicentina tem assistido famílias carentes da comunidade com cestas básicas.
Padre Geraldo solicitou ao Conselho que continue atento às pessoas que passam necessidade na comunidade como forma de cumprir a prioridade pastoral da Arquidiocese definida como “cuidar da vida ameaçada”. Informou que a coordenação paroquial de liturgia deverá promover curso de formação para seus agentes e orientou que o CCP, dentro de suas possibilidades e respeitadas as normas de segurança, retome suas reuniões na periodicidade que for possível.
Participaram da reunião os conselheiros: Sandra Aparecida Viana de Souza (Coordenadora); Rosângela Martins Moreira (Secretária); Janete de Queiroz Ramos (Tesoureira); Jhúlia Gomes de Souza (Coordenadora da Catequese); Maria da Conceição Daniel (Coordenadora da Pastoral do Batismo); Regiane Aparecida Fonseca (Coordenadora da Liturgia); Marcelo Sebastião de Souza (Coordenador da Pastoral do Dízimo); Maria Lúcia da Silva (Coordenadora dos Grupos de Reflexão); Amélia Libânia da Silva (Vice-coordenadora da Pastoral da Esperança); Márcio Antônio Damasceno (Coordenador dos Ministros da Eucaristia). A coordenadora paroquial de Pastoral, Flaviana Arruda Pontes, também acompanhou a reunião.