Comunidades

Comunidade de São Geraldo festeja seu padroeiro

Após um tríduo do qual participaram diversas comunidades da Paróquia São João Batista, a Comunidade São Geraldo, localizada na Piúna, celebrou seu padroeiro na tarde do domingo, dia 16 de outubro, com missa animada, festa e muita música.


Publicado em: 18/10/2022 10:18:00

Comunidade de São Geraldo festeja seu padroeiro

A Comunidade de São Geraldo celebrou a festa de seu padroeiro de13 a 15 de outubro com um tríduo em que agentes das demais comunidades estiveram presentes para a Celebração da Palavra. No domingo dia 16, a festa foi iniciada com a procissão que conduziu a imagem até a capela para a celebração da santa missa.

Depois de acompanhar a procissão com os fiéis, o pároco, Padre Geraldo Martins, acolheu a todos com muita alegria, destacando que a festa do padroeiro é sempre muito especial para a comunidade e a comparou às festas de pai e mãe, que sempre reúnem todos os familiares e amigos para celebrar a vida.

Abordando os temas propostos para reflexão e oração em cada dia do tríduo, o pároco enfatizou a importância de a comunidade rezar e trabalhar sempre unida: “A comunhão é a comum união. Não tem sentido celebrar eucaristia se vivemos divididos”, disse. 

Também reforçou a caráter central da Igreja e das comunidades que deve ser a sinodalidade, ou seja, todos devem caminhar juntos na missão comum que é a evangelização: “alguns são mais apressados e querem ir à frente enquanto outros são mais lentos. Mas precisamos caminhar  juntos enquanto seguimos em missão, anunciando Jesus. Cada comunidade tem um jeito de celebrar e rezar, mas todos devem caminhar juntos”, reforçou.

Padre Geraldo pontuou que Igreja não é lugar de competição, mas de caminhada unida, onde todos buscam os mesmos objetivos. Acrescentou que na comunidade que caminha unida, todos precisam aprender a escutar; precisam ter paciência para ouvir e acolher os outros, sem julgamentos.

Sobre o tema geral da festa “A exemplo de São Geraldo, permaneçamos firmes na fé, anunciando a Palavra do Senhor”, o celebrante enfatizou os exemplos dados pelo santo: fé, oração constante e anúncio do Evangelho.

 No que se refere à fé observou ser ela que nos faz acreditar e esperar por aquilo que não vemos e sobre a oração insistente, pontuou que quando caímos no pecado é porque estamos fracos na oração: “A oração perfeita é a celebração da eucaristia, pois é feita em comunidade. Mas é preciso também ter tempo para Deus na oração individual, profunda e reflexiva”, instruiu. 

O pároco explicou que São Geraldo era redentorista, ou seja, da Congregação do Santíssimo Redentor, cuja missão é ser missionário. “Assim, o terceiro exemplo que ele nos deixa é o anúncio da Palavra, de forma que Jesus chegue ao coração de todos”, disse.

Padre Geraldo citou o Papa Francisco que diz que o Evangelho é uma luz, mas há muitas pessoas vivendo na escuridão porque nós não levamos essa luz a eles. “Nós todos somos chamados a ser missionários e missionárias, levando a luz do Evangelho a todos. Não fazendo isso sozinhos, mas caminhando juntos com a Igreja”, lembrou.

Fechando a homilia, o sacerdote motivou os presentes a imitarem São Geraldo em seu profundo amor à Palavra e à Eucaristia: “Que ele nos ajude a viver nossa vocação de missionários e missionárias e, assim, construir um mundo novo, justo e fraterno”, concluiu.

Seguindo a tradição local, ao final da missa, Padre Geraldo abençoou os pãezinhos para serem distribuídos entre os fiéis, fez o sorteio de uma imagem do padroeiro, doada por uma família, e convidou os aniversariantes do mês a se aproximarem do altar, para lhes abençoar.

Em seguida, Sheila Arruda, coordenadora comunitária, agradeceu a presença de todos, bem como o trabalho, carinho e doação dos que contribuíram para a realização da festa. 

Como nos demais dias do tríduo, a festa continuou no pátio da capela com barraquinhas, leilão e muita alegria. No sábado e no domingo houve show com música ao vivo após as celebrações.

Confira  aqui as fotos.