Publicado em: 31/05/2021 18:11:00
A comunidade de São José, localizada nos Nobres, zona rural do município de Viçosa (MG), realizou a festa de seu padroeiro, São José Operário, neste domingo, 30, coincidindo com a Solenidade da Santíssima Trindade. A festa, que é sempre celebrada em 1º de maio, teve que ser adiada por causa da pandemia.
A missa começou às 16h e foi celebrada no adro da capela, respeitando o distanciamento necessário. O pároco, padre Geraldo Martins, presidiu a celebração e destacou a importância de contemplar a Trindade como comunidade de amor. “É difícil explicar a Santíssima Trindade, pois Deus é Espírito. Podemos tentar entender comparando-a com a água que, mesmo sendo só uma, existe em três estados: líquido, sólido e gasoso. Na Santíssima Trindade são três pessoas diferentes, mas unidas em uma só, pelo amor”, esclareceu.
“A Santíssima Trindade é modelo de vivência para todos nós. É a unidade (um) em três pessoas. Se houvesse mais amor no mundo, as famílias seriam mais unidas. Se houvesse mais unidade, as pessoas respeitariam mais uma às outras. É preciso respeitar o outro. A diferença é uma riqueza”, sublinhou o pároco.
Referindo-se à primeira leitura proclamada na celebração, padre Geraldo disse que quem vive o amor, que é a lei suprema de Deus, terá vida longa e feliz. “O mundo precisa de amor. Como pode haver tanta desunião dentro de nossas próprias casas? Como pode um agente de pastoral não combinar com o outro?”, questionou.
Ao serem indagados sobre o que mais admiravam em São José, os participantes da missa destacaram os ensinamentos que ele transmitiu a Jesus, sua humildade e simplicidade, além de sua lealdade ao Pai.
Antes da bênção final, um membro da comunidade percorreu o adro com a imagem de São José. Padre Geraldo dirigiu as últimas orações ao padroeiro e encerrou a festa com a bênção e o hino de São José.
Fonte: Secretaria Paroquial
Leia outras notícias