Publicado em: 02/07/2021 14:47:00
Nesse dia, a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, duas colunas da Igreja, dois homens de Deus.
São Pedro nasceu em Betsaida, cidade da Galileia. Conheceu Jesus por meio de seu irmão André. O Senhor, “fixando nele o olhar” (Jo 1,42), o chamou para segui-Lo e, mais tarde, o colocou à frente de sua Igreja. Paulo, de perseguidor de cristãos, tornou-se um dos cristãos mais fervorosos, inflamado de zelo apostólico. Na pregação do Evangelho, colocou todas as suas potencialidades a serviço de Deus. Totalmente entregue às coisas do Senhor, chegou a dizer: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, visivelmente feliz por celebrar pela primeira vez a festa de São Pedro na própria comunidade, já que no ano anterior isso não possível por causa da pandemia, presidiu a missa com entusiasmo, cantando, rezando e contando histórias. Em clima de muito cuidado de pastor, dialogou com a comunidade sobre a história de criação do local, sobre a escolha de São Pedro como padroeiro e sobre os ensinamentos deixados pelo discípulo.
Padre Geraldo organizou sua homilia em três pontos de reflexão: a humildade, a fé e a coragem de Pedro. Sobre o primeiro ponto destacou que “Pedro é gente como nós. Homem simples, pescador, humilde, do povo”, disse. E brincou “vejam quem Jesus chamou pra ser a base da Igreja”. “Deus chama os humildes para servir à Igreja, já que a sabedoria nem sempre está nos livros. Por isso, ninguém precisa se sentir envergonhado por não ter estudos ou habilidades especiais. Deus chama a todos”, disse.
Sobre a fé do apóstolo, Padre Geraldo refletiu sobre duas declarações feitas ao próprio Cristo: “Tu és o filho de Deus” (Mateus 16, 13-26) e “só tu tens palavras de vida eterna” (João 6, 68). E explicou: “Só quem tem fé pode fazer uma declaração dessas. Quem não tem fé é como se vivesse em uma noite de lua nova permanente: só escuridão. São Pedro nos ensina que é a fé que dá sentido a nossa vida”, pontuou.
Finalmente, sobre a coragem de Pedro, o celebrante acentua: “Era um homem verdadeiro, transparente. Mesmo depois de preso, Pedro não se calou, pois tem uma coragem que nasce de sua fé. E depois que recebeu o Espírito Santo, Pedro não caiu mais”.
“Que possamos viver sempre a humildade, valorizando as lideranças e ninguém perca a fé. Que Pedro seja nosso modelo de coragem e saibamos reconhecer nossas falhas para, com a força do Espírito Santo vencer todas as dificuldades”, concluiu.
Como forma de preparação para a festa de seu padroeiro, a comunidade participou do tríduo, de 26 a 28 de junho, com os seguintes temas de reflexão: 1. Pela fé na Palavra de Deus podemos ser curados de nossas enfermidades; 2. A cura é consequência da fé e 3. Jesus nos convida a deixar tudo e segui-lo.
Fonte: Secretaria paroquial
Leia outras notícias