Comunidades

Comunidade do Pau de Cedro celebra a festa do amor de Deus em Jesus

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, localizada no Pau de Cedro, celebrou dia 26 de junho seu padroeiro. O pároco, Pe Geraldo Martins, presidiu a missa após participar da procissão com os fiéis. As crianças prestaram homenagens a Jesus e a festa foi encerrada com alegria nas barraquinhas e com apresentação de dança dos jovens.


Publicado em: 27/06/2022 17:52:00

Comunidade do Pau de Cedro celebra a festa do amor de Deus em Jesus

Na segunda sexta-feira após Corpus Christi, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Este ano, a data coincidiu com a festa de São João Batista e, por isso, foi celebrada na capela da comunidade Sagrado Coração de Jesus no domingo seguinte, dia 26 de junho, às 16h.

O Papa Francisco ensina que o Senhor dá a graça, a alegria de celebrar, no coração do Seu Filho, as grandes obras do Seu amor. Assim, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é considerada “a festa do amor de Deus em Jesus, do amor d’Ele pelo ser humano”.

Quem celebrou a missa festiva foi o pároco, Pe Geraldo Martins, que acompanhou a procissão com a comunidade e acolheu a todos na capela. Em sua homilia, destacou a importância de os cristãos buscarem conhecer Jesus cada vez mais, pois “quanto mais o conhecemos, mais nos apaixonamos por ele”, disse.

Padre Geraldo explicou que quando o soldado feriu Jesus crucificado, jorraram água e sangue do Seu coração, símbolos dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Assim, “a Igreja nasce do coração aberto de Cristo na Cruz”, pontuou. 

Rezando a jaculatória “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, o celebrante explicou que ser manso significa ser contra toda forma de violência e estar sempre a serviço do próximo; ser humilde significa não se considerar melhor do que ninguém. 

O pároco também enfatizou que uma comunidade que tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus deve ter sua vida sempre fundamentada na mansidão e na humildade.

Explorando os cartazes fixados para os três dias do tríduo, Pe Geraldo disse que o Evangelho é uma luz que ilumina toda forma de escuridão e que é papel de todo cristão ser anunciador do reino, não importa em que tipo de escuridão a pessoa esteja imersa. “Há muita luz apagada no mundo. Peçamos a Deus a graça de levarmos Cristo a todos que se encontram perdidos”, disse.

Também falou da importância da alegria para aqueles que levam Jesus ao próximo e explicou que o verbo obedecer vem do Latim oboedire, que significa prestar atenção, ouvir, escutar com seriedade. “Obedecer a Deus significa ouvir a Deus”, defendeu.

“Que nesta festa, peçamos a Deus que nos dê a graça de termos um coração manso e humilde, para crescermos no compromisso de ouvir sua palavra e vivenciá-la com alegria”, finalizou.

Encerrando as festividades, as crianças prestaram homenagens ao Sagrado Coração e, em seguida, os participantes se reuniram na área externa da capela para confraternização nas barraquinhas, enquanto assistiam à quadrilha preparada pelos jovens.

Veja aqui as fotos.