Comunidades

Comunidade São Judas Tadeu festeja seu padroeiro

São Judas Tadeu é celebrado com novena e festa em sua comunidade.


Publicado em: 07/11/2022 10:33:00

Comunidade São Judas Tadeu festeja seu padroeiro

A Comunidade São Judas Tadeu, localizada nos bairros Barrinha e Cidade Nova, se manteve ativa nas últimas semanas de outubro, preparando a festa de seu padroeiro. A novena teve início dia 19 e a festa foi realizada no dia 28 com missa às 9h e às 19h em sua capela. A procissão que saiu da Igreja de São João Batista, às 18h30, reuniu um grande número de pessoas que participaram da missa e das atividades nas barraquinhas.

O pároco, Padre Geraldo Martins, seguiu em procissão com os fiéis e durante a homilia refletiu sobre o tema da festa: “Com São Judas Tadeu, a Igreja é missão até os confins do mundo”, destacando que a missão da Igreja é evangelizar, ou seja, fazer chegar a todos os corações a Boa Nova trazida por Jesus. “A Boa Nova de Jesus provoca uma revolução na vida das comunidades que a acolhem, trazendo libertação e vida nova a todos”, disse. 

O pároco explicou que as comunidades que acolhem o Evangelho devem se comprometer a trabalhar no projeto de Deus, testemunhando o amor, o perdão, a fraternidade, partilha e paz. “Evangelizar é um trabalho de renovação das estruturas humanas. Não levamos uma ideologia alienadora e vazia que não salva nem liberta. Levamos o próprio Cristo”, sublinhou.

“Tudo o que diz respeito à humanidade diz respeito à Igreja. Precisamos entrar no coração das pessoas para conhecer suas dores e alegrias, e lhes anunciar a salvação de Cristo. A evangelização não pode ser realizada sem considerar a miséria, a pobreza e o descarte humano. Evangeliza é levar fé, vida e esperança”, ressaltou. 

“Jesus é o conteúdo da missão. É Ele que devemos ouvir. Ouvir Jesus significa abrir nosso coração ao reino e nos aderir a seu projeto de vida. A evangelização que ignora a realidade do sofrimento humana não condiz com o Evangelho; não nasce do coração de Cristo”, refletiu. 

Padre Geraldo motivou os fiéis a se espelharem em São Judas, para lutar pelas causas urgentes que afetam o povo brasileiro: Pobreza, desemprego, violência, desigualdade social e divisões. “Olhando para o nosso Brasil e nosso município, qual seriam nossas causas urgentes? Tanta injustiça em nosso país. Faltam pontes e ônibus para nossas comunidades. Isso é uma violação de direitos humanos. É preciso que as necessidades básicas do povo sejam consideradas pelos nossos líderes”, defendeu. 

“Que São Judas nos ensine a evangelizar e nos socorra em nossas causas urgentes. Coloquemos em Deus nossa esperança e que esta eucaristia fortaleça nossa missão de ser Igreja missionária”, concluiu.

Ao final da missa, o coordenador comunitário, Sebastião do Carmo, agradeceu a todos os presentes, bem como aos que colaboraram e trabalharam para a efetivação da festa. 

Em todas as noites da novena e no dia da festa, os fiéis puderam se confraternizar nas barraquinhas de salgados e bingo, enquanto assistiam a apresentações de música ao vivo. 

Veja nossas fotos.