Comunidades

Comunidade São Sebastião encerra novena e festa de seu padroeiro

O dia 20 de janeiro foi todo de festa na comunidade São Sebastião, localizada no Bairro Inácio Martins. Foram celebradas missas às 9h30 e às 19. Durante a missa da noite, o pároco Pe Geraldo parabenizou e agradeceu a comunidade pelos trabalhos realizados nos 10 dias de novena e festa. 


Publicado em: 21/01/2022 16:13:00

Comunidade São Sebastião encerra novena e festa de seu padroeiro

Em sua homilia, ao refletir sobre a vida do padroeiro, o celebrante destacou a importância do trabalho leigo de São Sebastião e “a missão de todo leigo, de todo batizado é testemunhar e anunciar Jesus Cristo. Essa não é tarefa apenas de ministros ordenados, mas de todos”, disse. 

O pároco explicou que, como soldado romano, São Sebastião não poderia assumir publicamente sua fé, mas ele não somente a assumiu, como também incentivou a todos a fazê-lo. “Ele não temeu perder o prestígio, o trabalho e até a própria vida para assumir sua missão de cristão. Que a partir de seu exemplo, todos os leigos assumam sua fé e anunciem, sem medo, Jesus a todos”, pontuou.

E prosseguiu: “São Sebastião nos ensina a enfrentar as estruturas que não condizem com o Reino de Deus e ferem  a vida de nossos irmãos. Precisamos nos posicionar contra as políticas públicas que não oferecem condições de vida digna para os pobres, as crianças, os jovens e os idosos. Precisamos enfrentar os grandes projetos que visam a destruir as florestas e exterminar os indígenas. Precisamos assumir posição firme e corajosa diante da violência, pobreza, preconceito e discriminação”, ponderou.

Ao se referir ao lema da festa, “Vocês são todos irmãos”, padre Geraldo motivou a assembleia a não se deixar levar pela indiferença e a lutar pela justiça, que significa dar ao outro o que é seu por direito. 

Sobre os tempos atuais, o celebrante lamentou o preço elevado das contas de luz e água que têm tornado a vida dos pobres cada vez mais difícil. “E que São Sebastiao nos ajude a enfrentar as injustiças, levando a esperança a todos. Que ele nos ajude a, sem medo, trilhar os caminhos da justiça, lembrando sempre que somos todos irmãos”, concluiu.

Ao final da missa, o celebrante fez a benção do sal que foi distribuído aos participantes. Conforme o Ritual Romano, o sal abençoado é um símbolo de saúde para a mente e o corpo daqueles que o utilizam e uma lembrança daquilo que o próprio Cristo exorta no Evangelho: “vós sois sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5, 13-16) .

Como São Sebastião era soldado, Padre Geraldo convidou o casal de militares Kívia e Rone Rodrigues, para, em nome de toda a corporação, receber uma bênção especial para suas vidas e trabalho.

E para concluir, a coordenadora Maria do Carmo Pereira Vieira agradeceu o trabalho e a participação de todos na novena e festa do padroeiro. Também foi realizado o sorteio da Ação entre Amigos, criada para promover as obras de renovação das salas de catequeses, localizadas no subsolo da capela.

Seguindo as recomendações do pároco para que as aglomerações fossem evitadas, a festa foi encerrada na área externa da capela com bazar e salgados.

Veja as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias