Publicado em: 12/05/2024 18:14:00
A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica e uma forte tradição diz que São Domingos de Gusmão, enviado pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os franceses, recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como uma arma poderosa de conversão.
O rosário, que significa “coroa de rosas” foi, a princípio, organizado em três partes, ou seja, três terços. Cada terço do rosário reflete sobre fatos da vida de Jesus e de Maria: cinco fatos da infância: mistérios da alegria (gozosos); cinco fatos da dor, da paixão e morte (dolorosos); cinco da vitória de Cristo e da participação de Maria nessa vitória (gloriosos).
Há muito tempo, os papas valorizam e recomendam, vivamente, a oração do Rosário. São João Paulo II chegou a dizer que o Rosário era sua oração predileta e, em 2002, sugeriu a inclusão de mais cinco momentos vividos por Cristo, formando os mistérios luminosos.
Diante da importância da oração do terço, o GAM (Grupo de Animação Missionária) propôs que na semana de 6 a 11 de maio, todas as comunidades da Paróquia São João Batista dedicassem um dia para se reunir e rezar junto da mãe de Jesus pela conversão de seus filhos, pela paz no mundo, pelas vocações de discípulos missionários e pelo reavivamento da fé, como uma das celebrações do Ano Missionário Paroquial.
Na comunidade Divino Espírito Santo, a oração do Terço Missionário foi realizada dia 06, segunda-feira, com a presença de agentes de diversas pastorais e movimentos da comunidade. Na praça do bairro Laranjal, foram contemplados os mistérios do terço. “Balões coloridos, representando as cores dos 5 continentes, marcavam cada oração de cada mistério, o que permitiu que, ao final das orações, fosse formado um lindo rosário”, informou Lilian Martins, moradora da comunidade.
De forma similar, na Comunidade São Judas Tadeu, a oração do terço foi realizada nas ruas da Barrinha, dia 10, por um grupo de cerca de 40 pessoas. Iniciando na praça onde está localizada a Escola Municipal Dr. Juscelino Kubitschek, cada mistério foi marcado com uma bandeira colorida, representando um continente. Seguindo em procissão com velas acesas e cantos de louvores, foram feitas quatro paradas para as orações. O último mistério foi rezado na capela de São Judas e a despedida aconteceu no pátio da capela, onde todos foram motivados a viver a missão.
A comunidade São João Batista rezou o terço Missionário, no dia 7, às 19 h, na Creche da Dona Efigênia. Além de seguir a proposta do roteiro, velas foram acesas à medida que era rezado cada mistério. “Ao final foi formado um grande e bonito rosário e os participantes concluíram que quando a comunidade crista está unida em oração, estamos em unidade com Cristo”, informou Flávio Soares.
A comunidade São Sebastião, por sua vez, decidiu rezar o Terço Missionário no dia 9, às 19h, de forma a coincidir com o Terço dos Homens. Segundo a coordenadora, Ana Emiliana, as atividades propostas pelo GAM geralmente atraem mais as mulheres. Por isso, o objetivo de rezar junto dos homens foi justamente para inclui-los. Na comunidade também há o Terço das Mulheres, rezado semanalmente às 2as feiras. Também os catequizandos que teriam encontro de catequese naquele dia participaram do terço. Os participantes seguiram o roteiro que foi projetado pelo Datashow e todos puderam seguir. “Algumas pessoas do coral cantaram acompanhadas por violão e foi tudo muito bonito. Ficamos muito felizes por vermos homens, mulheres e crianças reunidos em oração”.
Na comunidade Santa Terezinha, cerca de 90 pessoas rezaram o terço pelas ruas do bairro Vale do Sol. Cinco grupos de 10 pessoas ficaram responsáveis pelas orações. Cada grupo possuía uma veste de cor diferente representando os mistérios do terço e os continentes. “Paramos em frente ao posto de saúde do bairro e próximo das casas das pessoas mais debilitadas. Procuramos fazer um pouco do que é a missão, fazendo o que Jesus pede a seus discípulos que é levar o Evangelho a todos os lugares e criaturas”, explicou Cida Alves. O encerramento foi realizado na capela com a coroação das crianças homenageando Nossa Senhora.
O Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) da Comunidade de São Geraldo, juntamente com outros membros da localidade da Piúna, rezou o Terço Missionário, no domingo, dia 12 de maio, às 8h, na Ermida de N. Sra. Aparecida, na Limeira. Além das intenções propostas no folheto preparado pelo GAM, rezaram pela paz no mundo e nas famílias. Também pelas vítimas das tragédias naturais, especialmente a população do Rio Grande de Sul e do Quênia. O CCP optou por realizar a atividade do Ano Missionário nesse dia, uma vez que há evento mensal no local, nos dias 12, de forma a valorizar aquele espaço de devoção mariana. Após o terço foi feita uma homenagem às mães presentes.
Confira aqui outras fotos das comunidades.