Comunidades

Conselho de São João Batista avalia caminhada pastoral em tempos de pandemia

Com a participação de dez pessoas, além do pároco, o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), da comunidade sede da paróquia, teve sua primeira reunião do ano. Convocada pelo pároco, a reunião foi oportunidade de fazer uma avaliação de como têm se desenvolvido as atividades pastorais na comunidade durante o tempo da pandemia. 


Publicado em: 24/02/2021 14:28:00

Conselho de São João Batista avalia caminhada pastoral em tempos de pandemia

O Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) de São João Batista, comunidade sede da paróquia, reuniu-se com o pároco, padre Geraldo Martins Dias, nesta terça-feira, 23, no salão paroquial, para fazer um balanço dos trabalhos pastorais nesse tempo da pandemia e avaliar os trabalhos a serem realizados em 2021. A reunião, que teve a presença de dez membros, além do pároco, obedeceu aos protocolos de segurança como distanciamento e higienização com álcool em gel para prevenção contra o coronavirus.

A vice-coordenadora da comunidade, Márcia de Paula Rodrigues, disse que o tempo da pandemia tem sido oportunidade de aprendizado para todos. “Foi um ano atípico e tivemos que assumir funções de acordo com a necessidade. Foi um tempo de aprendizagem em que cada um se colocou à disposição para o que fosse preciso”, explicou.

Segundo Márcia, a comunidade tem crescido em sua organização, porém, é necessário distinguir melhor o que é comunitário do que é paroquial. “Há momentos em que ainda precisamos clarear melhor se determinada atividade é paroquial ou comunitária, mas já avançamos bastante”, comentou.

O coordenador de liturgia, José Maria, também ressaltou o crescimento da comunidade, porém, mostrou preocupação com os jovens. “Os jovens, com a pandemia, se afastaram mais da igreja. Precisamos ver como trazê-los de novo”, observou.

A coordenadora da Pastoral da Acolhida, Mercês Milagres, destacou a união que tem havido, sobretudo, para a limpeza da igreja com as exigências de segurança por causa da pandemia. Já a coordenadora de catequese comunicou ao CCP que a comunidade celebrará a primeira eucaristia das crianças no final desse primeiro semestre de 2021 e, um pouco antes, o sacramento da crisma. Ela solicitou ao Conselho auxílio para conseguir novos catequistas que se disponham a esse serviço de evangelização na comunidade.

O pároco, padre Geraldo, solicitou aos membros do Conselho que busquem caminhos para colocar em prática a prioridade pastoral da arquidiocese de Mariana – Cuidar da vida ameaçada – e explicou o serviço aos pobres que a paróquia tem prestado. Informou que estuda uma maneira de reunir e formar os agentes da pastoral litúrgica com especial atenção à constituição de equipes de celebração e de leitores.