Publicado em: 29/10/2024 16:41:00
Depois de um tríduo realizado com a participação das comunidades da Paróquia São João Batista, a festa de São Geraldo aconteceu na Piúna, na tarde do domingo 27/10. Às 15h30, a procissão saiu da casa da Dona Neli, em direção à capela da comunidade, onde o pároco, Padre Geraldo Martins, presidiou a missa festiva.
Padre Geraldo explicou que os temas escolhidos para orientar a reflexão da Celebração da Palavra nos dias do tríduo dizem respeito à missão e pontuou que todos são chamados a serem missionárias e missionários para viver e anunciar a Palavra de Deus. Comentando os temas de cada dia, disse que foi gratificante observar o entrosamento entre as comunidades, com a participação ativa dos leigos nas celebrações.
Sobre o tema do primeiro dia “Com São Geraldo, peregrinos da esperança”, explicou que peregrinos são pessoas em saída, que caminham com o propósito de chegar a algum lugar específico. Como em 2025 a Igreja irá celebrar o Jubileu da Esperança, destacou ser importante que toda a Igreja trabalhe para manter viva a esperança das pessoas, especialmente nos momentos de dificuldade, na certeza da companhia e do cuidado de Deus na caminhada.
Com relação ao segundo dia do tríduo que teve por tema “Com São Geraldo, ser Igreja sinodal”, refletiu sobre a importância de os fiéis caminharem juntos e pontuou que o missionário nunca caminha sozinho, mas unido aos irmãos, à Igreja e a Deus. Falou do Ano Missionário Paroquial e do Sínodo sobre a sinodalidade realizado em Roma.
Analisando o terceiro tema, “Com São Geraldo tornar nossa comunidade missionária”, defendeu que a missão é vivida durante a caminhada e que quem caminha não pode ficar paralisado diante das injustiças, dos sofrimentos daqueles que compartilham o caminho, ou seja, a missão é compromisso com a luta por vida plena para todos.
Chegando ao tema do dia da festa, “Discípulos missionários, a exemplo de S. Geraldo”, sublinhou que o padroeiro é um exemplo de discípulo, pois aprendeu com Jesus a servir. “Quem é discípulo é missionário e quem é missionário é discípulo”, disse.
Sobre o Evangelho que relata a cura do cego Bartimeu, pontuou que o cego estava parado, marginalizado, rejeitado à beira do caminho, mas quando ouviu que Jesus estava passando gritou para tivesse misericórdia dele. Como as pessoas quisessem calá-lo, ele gritou ainda mais alto, até que Jesus se aproximou dele e perguntou “que queres que eu faça?”. “Jesus não fica indiferente ao nosso chamado. Ele ouve as nossas preces e caminha conosco! Ao ser atendido, ele joga fora o manto velho, a vida velha, e vai em busca da vida nova, que só Jesus pode dar”, ponderou o pároco.
Encerrando a missa, o padre abençoou pães para serem distribuídos aos presentes e convidou os aniversariantes do mês para se aproximarem do altar para receberem os parabéns. A coordenadora comunitária Sheila agradeceu a presença de todos e a disponibilidade dos que trabalharam para a efetivação da festa.
Em seguida, foi feito sorteio de uma imagem de São Geraldo doada pela família do Sr Geraldo Dias. Como a comunidade havia promovido uma Ação entre Amigos (rifa) para colaborar com o tratamento médico de uma residente, o sorteio dos prêmios (uma cesta de chocolate e um kit festa) foi feito também na festa, que foi encerrada com partilha de lanches na área externa da capela. No terceiro dia do tríduo houve asteamento do mastro com imagem de São Geraldo.
Veja AQUI outras fotos.