Publicado em: 26/05/2023 09:28:00
Durante três dias, os cinco missionários visitaram várias famílias da comunidade, benzeram casas, abençoaram enfermos, promoveram rodas de conversas e celebraram a eucaristia. “Não viemos, nesta missão, propriamente para lançar sementes, mas para despertar o que estava dormindo. Foi mais uma tarefa de despertar do que de plantar sementes”, avaliou o Frei Gilberto durante a oração da manhã desta quinta-feira, 25, no encerramento das missões.
Segundo o Frei, é importante que a equipe dê continuidade ao trabalho e demonstrou disposição para voltar à comunidade para sentir os frutos da missão. “É muito importante a gente poder voltar a esta comunidade depois de um tempo. Combinando com o pároco, podemos voltar daqui uns três anos”, observou.
A missionária Santinha destacou a importância de a equipe que acompanhou os missionários nas visitas avaliar os próximos passos a serem dados na comunidade diante da realidade que presenciaram. “A equipe que acompanhou a missão deve se reunir com o pároco para combinar como dar continuidade ao trabalho”, ponderou.
O coordenador da comunidade, Sebastião do Carmo Lucas, manifestou a alegria da comunidade ao receber os missionários. A hospitalidade da comunidade chamou sua atenção. “Fomos bem recebidos por todos que aceitaram nossa visita”, contou Sebastião.
Frei Gilberto lembrou os desafios da missão numa comunidade urbana, revelando a dificuldade, por exemplo, das visitas em prédios fechados, sem interfone ou campainha. “Há prédios cujos apartamentos são de difícil acesso. Foi necessário telefonar para a pessoa para que pudesse nos atender”, disse. “Tivemos também situações em que a pessoa estava com pressa e a bênção foi dada sem entrar na casa”, acrescentou.
Os missionários e missionárias falaram também de sua alegria de ver nas celebrações as pessoas que eram visitadas. “Foi bonito ver na igreja pessoas que eu nunca tinha visto antes. Isso foi resultado da visita”, contou uma missionária da comunidade.
O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, e o padre João Batista Barbosa participaram da oração da manhã que encerrou as missões. “É uma alegria poder ouvir uma avaliação tão positiva das missões. Nossos sinceros agradecimentos ao Frei Gilberto e sua equipe por essa experiência que nos faz crescer na fé e na organização de nossa comunidade”, disse padre Geraldo.