Comunidades

Festa de São Sebastião é realizada em sua comunidade

São Sebastião, no Bairro Inácio Martins, foi a primeira comunidade da Paróquia São João Batista a celebrar seu padroeiro neste ano de 2023. Meditando sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil, a Comunidade realizou a novena e festa de seu padroeiro, animando as famílias a se tornarem ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações como graça e missão.


Publicado em: 23/01/2023 19:21:00

Festa de São Sebastião é realizada em sua comunidade

O tema que orientou a celebração dos 10 dias de novena e festa foi “Como São Sebastião, queremos abraçar com coragem nossa vocação na família e na Igreja”. O lema foi o mesmo do Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33)

No dia de São Sebastião - 20/01 - 6ª feira, não houve procissão por causa da chuva, mas, mesmo assim, os fiéis participaram animadamente da missa, cantando louvores a seu padroeiro. Ao acolher a todos, o pároco, Padre Geraldo Martins, falou de sua alegria por celebrar em uma comunidade tão alegre e trabalhadora. 

A partir do versículo “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10, 28), o pároco explicou que São Sebastião era um militar respeitado e corajoso que, em tempos de perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos,  animava os presos a se manterem firmes na fé. Ele teria se alistado no exército romano com a única intenção de fortalecer os cristãos diante das torturas.

O celebrante enfatizou que São Sebastião não teve medo de assumir sua fé. Abriu mão de sua carreira de prestígio junto do imperador e manteve-se firme até o fim. “São Sebastião nos mostra que em Deus está o sentido de nossa vida”, disse.

O pároco também reforçou a importância de cada cristão saber explicar a razão de sua fé, como fez São Sebastião: “Sejam felizes se vocês tiverem que sofrer por causa da justiça e não tenham medo das intimidações. Tantas pessoas sendo perseguidas, discriminadas, mas nossa esperança é Jesus Cristo. E se nossa esperança é Jesus, nada nos pode desanimar”, pontuou. 

Padre Geraldo também refletiu sobre o Ano Vocacional: “Vocação significa chamado insistente, quase uma intimação. É Deus quem chama e quando Ele chama, precisamos responder. A vocação é graça, favor, presente. O primeiro chamado de Deus é a vida. Quando recebemos um presente precioso, cuidamos dele para ninguém estragar. Por isso precisamos defender sempre a vida”, acentuou.

“Vocação também é missão. Precisamos descobrir quais dons Deus nos deu para exercer a nossa missão. A vocação é o que dá sentido à vida. É ela que nos realiza. Com nossa vocação, ajudamos a criar um mundo melhor”, sublinhou.

Pe Geraldo também explicou que o objetivo do Ano Vocacional é criar uma cultura vocacional nas famílias. “Há muitos jovens que não se encontram na profissão, pois falta cultura vocacional em nossas famílias. Precisamos ajudar os jovens a descobrir os dons que lhes foram dados para produzir bons frutos. Criem na família de vocês essa cultura vocacional para que seus filhos se realizem e sejam felizes”, sublinhou. 

A festa foi encerrada com apresentação do grupo de Congado dos Nobres e confraternização nas barraquinhas de salgados e pratos típicos.

Veja aqui as fotos.