Publicado em: 12/06/2023 15:09:00
A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. Diz a Escritura Sagrada que, no Calvário, quando o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34), jorraram água e sangue. Assim nasceu a Igreja: do coração de Cristo. Água do batismo e sangue da eucaristia.
O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. Por isso, encerrando as grandes Festas da Igreja (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus e seu imenso amor que o levou a dar a vida por nós.
Na Paróquia São João Batista, a festa do padroeiro da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada na zona rural denominada Pau de Cedro, foi realizada no domingo dia 11/06, para que um número maior de fiéis pudesse estar presente. Pe Geraldo Martins acompanhou com os fiéis a procissão que teve início às 15h e, em seguida, celebrou a missa festiva.
Em uma homilia, alegre e descontraída, em clima de uma conversa entre amigos, Padre Geraldo convidou a assembleia a partilhar os muitos provérbios que incluem a palavra coração. Explorando as contribuições apresentadas pelos participantes, o pároco concluiu: “Coração é lugar de sentimentos. Quem tem um coração de carne tem sentimentos bons, acolhe e ajuda os outros. Mas quem tem coração de pedra só tem coisas ruins dentro de si”, disse.
O celebrante enfatizou que quem ama permanece em Deus e Deus nele. “Por isso, queremos amar como Jesus amou. Ele convida a todas as pessoas que estão cansadas a buscar alívio nele e as orienta a almejar um coração manso e humilde como o seu, guardando apenas coisas boas em seu interior e agindo sempre com humildade”, pontuou.
O pároco também lamentou que nos tempos atuais as pessoas gastem mais o seu tempo com a tecnologia do que em interações humanas frutuosas: “Às vezes, a tecnologia e os afazeres tiram de nós o oportunidade de estar com as pessoas, partilhando a vida. Precisamos aprender com Jesus, que estava sempre ouvindo e acolhendo as pessoas. Desejo que Jesus, de fato, transforme o coração de cada um de vocês, para que realmente tenham um coração como o dele”, sublinhou.
Após a comunhão, crianças da comunidade prestaram homenagens ao Sagrado coração de Jesus, ofertando-lhes seu coração e coroando-o. Em seguida, o coordenador comunitário Jackson agradeceu a presença de todos. As comemorações foram concluídas com a confraternização nas barraquinhas de salgados e caldos.