Comunidades

Jovens da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus são crismados

A celebração da crisma coincidiu com a festa da Assunção de Nossa Senhora. O pároco apresentou Maria como modelo a ser seguido pelos jovens crismados, especialmente nas virtudes da fé e do serviço gratuito aos pobres.


Publicado em: 16/08/2021 14:31:00

Jovens da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus são crismados

A comunidade Sagrado Coração de Jesus, na localidade rural de Pau de Cedro, celebrou, neste domingo, 15, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Durante a celebração, presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins, oito jovens da comunidade receberam a unção com o óleo da Crisma, confirmando a fé recebida no batismo. Foi a primeira vez que a celebração da crisma se realizou na própria comunidade. 

Celebrada fora da capela, mantendo o distanciamento social em prevenção ao Coronavírus, a missa começou às 16h, quando o forte sol ainda cobria a lateral da capela. Após a proclamação do evangelho, a catequista apresentou ao pároco os jovens crismandos citando seus nomes: Ana Luísa, Clarice, Débora, Gustavo, Janaina, Lunara, Marcus Vinícius e Roberta.

O pároco falou aos jovens sobre o privilégio de serem crismados na celebração da solenidade de Nossa Senhora. Ele os motivou a imitarem Maria que, ainda jovem, assumiu a missão de ser a mãe do Salvador. “Se Deus confiou a Maria, tão jovem, uma missão tão importante, Ele também tem grandes planos para cada um de vocês, pois vocês receberão hoje o mesmo Espírito Santo por meio de quem Maria concebeu Jesus em seu ventre”, disse o sacerdote.

Padre Geraldo incentivou os jovens a tirarem três lições do evangelho proclamado na celebração. Em primeiro lugar, destacou a importância do dom de servir: “Quando soube que Isabel estava grávida, Maria saiu apressadamente para ajudá-la. Assim, quando vocês souberem que alguém precisa de ajuda, apressem-se em ajudar”, exortou.

Em seguida, o celebrante acentuou o testemunho de fé dado por Maria. “Maria foi bem-aventurada porque acreditou. É a fé que levará vocês, jovens, a descobrir os planos de Deus para vocês. Por isso, deixem-se conduzir sempre pelo Espírito Santo. Ele é o sopro que traz vida nova que nos motiva a viver com alegria todos os momentos da vida”, sublinhou.

Finalmente, o pároco ressaltou a mensagem do cântico de Maria. “Nesse canto, Maria apresenta um Deus que ama, que cuida, que é parceiro dos pobres. O Capitalismo ensina aos jovens que eles valem pelo que possuem e não pelo que são. Por isso, deixem-se guiar sempre pelo Espírito Santo, pois só Ele lhes dará sabedoria para resistirem aos valores do mundo e trilharem os caminhos certos”, acentuou.

Padre Geraldo falou também aos pais e padrinhos sobre a importância de persistirem no crescimento da fé a fim de darem bons exemplos aos jovens, uma vez que “exemplos ensinam mais do que as palavras”. 

Nesta semana, as celebrações da crisma continuam nas comunidades de Nossa Senhora das Graças, em Córrego São João, no dia 18. No sábado, dia 21, a comunidade de Santa Luzia (bairro Boa Vista) celebra a crisma de seus jovens às 19h, na igreja São João Batista. As comunidades de São Judas (bairro Barrinha/Cidade Nova) e São Sebastião (Inácio Martins) têm a mesma celebração no domingo, às 9h30, também na igreja São João Batista. Nesse mesmo dia, às 16h, a celebração será na comunidade de São José (Nobres).

Veja as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias