Publicado em: 23/08/2021 18:42:00
Um grupo de 46 jovens das comunidades Nossa Senhora das Graças (Córrego São João), Santa Luzia (Bairro Boa Vista), São Sebastião (Bairro Inácio Martins), São Judas (Bairro Barrinha/Cidade Nova) e São José (Nobres) receberam a unção do óleo do Crisma das mãos do pároco Pe. Geraldo Martins.
Na quarta-feira, 18, a missa foi na capela da comunidade de Nossa Senhora das Graças, quando foram crismados sete jovens. Na igreja São João Batista, no sábado, 21, foram 16 jovens da comunidade de Santa Luzia e, no domingo, 22, pela manhã, 22 jovens das comunidades de São Sebastião e São Judas.
Na localidade rural de Nobres, a Comunidade São José, os fiéis se reuniram para a missa fora da capela, na tarde de domingo, 22, visando manter o distanciamento e prevenir a transmissão do Coronavírus. Essa medida permitiu que um número maior de pessoas pudesse participar da celebração e festejar com o jovem Thiago Luiz, que foi único de sua comunidade a receber o sacramento.
Em todas as celebrações, o pároco explicou que a Crisma representa a maturidade na fé, não a autossuficiência, destacando a força e o dinamismo dos jovens que devem usar sua energia para ajudar outros jovens e transformar o mundo. “Levem a luz do Evangelho a quem está na escuridão da tristeza, do pecado, da depressão. Testemunhem Jesus a todos, começando em suas próprias famílias”, disse.
O pároco explicou também o significado dos dons do Espírito Santo. “Todos sonham com um mundo bom e quem recebe o Espírito Santo tem que se comprometer a lutar por isso. Tem que contribuir para que o mundo seja um lugar de Deus”, sublinhou.
Aos pais e mães dos crismandos, o celebrante reforçou a importância de continuarem dando bons exemplos aos filhos, principalmente no que se refere ao aprofundamento da fé. “Não terceirizem a educação religiosa de seus filhos! Os exemplos ensinam muito mais do que as palavras”, enfatizou.
Padre Geraldo também se dirigiu aos padrinhos e madrinhas, refletindo sobre a honra de serem convidados por um jovem a estar seu lado “não só neste momento em que eles recebem o sacramento da crisma, mas também durante toda a vida”. Ressaltou que a função do padrinho e madrinha de crisma é “caminhar junto do afilhado ou afilhada; é mostrar-lhe o caminho, sempre à luz do Espírito Santo”.
Todas as celebrações foram concluídas com um hino a Nossa Senhora, a quem o sacerdote, a partir do refrão, convidou os jovens a imitar: “A vida é servir, doar, repartir. Alegre ou na dor, o que Ele quiser e tudo disser, fazei-o com amor”. “Busquem continuamente o exemplo de Nossa Senhora e se deixem conduzir sempre pelo Espírito Santo”, concluiu.
Atualizada em 24.08.21
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias