Comunidades

Mais três comunidades realizam suas assembleias e indicam suas prioridades pastorais

As assembleias foram assessoradas por Cida Zolnier e Leida (Comunidade do Divino Espírito Santo), Cristiane e Juca (Comunidade de São Sebastião) e Cida Zolnier e Sebastião (Comunidade de São José).


Publicado em: 06/12/2021 14:13:00

Mais três comunidades realizam suas assembleias e indicam suas prioridades pastorais

Na tarde do último sábado, 4, leigos e leigos da Comunidade Divino Espírito Santo se reuniram em sua capela para avaliar sua caminhada pastoral nos últimos três anos e definir as prioridades de ação para o próximo triênio. Entre as metas destacadas estão: Preparação de grupos para a realização de missões em todas as comunidades, o fortalecimento dos grupos de reflexão, promoção de eventos que atraiam a juventude, formação de Ministros da Palavra e trabalho conjunto entre todas as pastorais. 

ss1Já na manhã de domingo, 5, quem se reuniu foi a Comunidade de São Sebastião na Creche  Cantinho Feliz e as prioridades pastorais apontadas foram similares às da Comunidade do Divino Espírito Santo. Durante a assembleia foi destacada a importância da missão como oportunidade para se conhecer e ouvir as pessoas. Também foi destacado o desejo de oferecer mais atividades para crianças e jovens das comunidades, a partir de parcerias estabelecidas com organizações da sociedade como, por exemplo, a universidade.

Na Comunidade de São José, nos Nobres, os agentes se reuniram de forma muito alegre, com muita música e animação. Como propostas de trabalho, semelhantes às das duas outras comunidades, destacaram que “o grupo de trabalhadores sempre foi pequeno, mas firme e unido”. “Aqui a ação missionária é bem bacana. As comunidades rurais estão sendo muito bem assessoradas”, disse Ivanilda.

sjose

Ela também informou que na paróquia há muitas reuniões de formação, como os encontros para preparação dos leitores. “Foi muito bom, pois a atraiu muitos jovens. Teremos muitos jovens como ministros leitores. A realização da Crisma e os batizados aqui em nossa capela também enriqueceram muito a comunidade. Até apareceram mais adultos buscando os sacramentos. Estamos muito felizes”, disse.

Durante a apresentação dos resultados das discussões em grupo, foi destacado que muitos ainda têm medo de frequentar a capela por causa da pandemia, mas o trabalho missionário é sempre muito bem recebido nas famílias. “O povo daqui é muito acolhedor nas casas, mas desanimado pra vir à capela. Gente que nunca veio aqui, pede pra gente ir fazer novena na casa deles”, sublinhou Ivanilda.

As três comunidades elegeram também seu novo Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), escolhendo o coordenador da comunidade, secretário e tesoureiro, além dos coordenadores de cada uma das pastorais presentes nas comunidades.

Veja mais fotos das assembleias aqui