Publicado em: 06/12/2023 21:48:00
A noite de 4 de dezembro foi muito animada na Colônia Vaz de Melo, onde foi celebrada a segunda festa de Santa Bárbara, padroeira daquele setor da Paróquia São João Batista. Às 18h30, os fiéis de reuniram na entrada da comunidade, Próximo à BR que liga Viçosa a Porto Firme. Em procissão, cantaram e rezaram enquanto carregavam a imagem até a sede da ENEP (Escola Nacional de Energia Popular). A missa festiva foi presidida pelo pároco, Pe Geraldo Martins e concelebrada pelo Padre João Batista Barbosa.
Durante a homilia, o pároco discorreu sobre a vida de Santa Bárbara, destacando sua importância para o povo católico. Explicou que, segundo a tradição, Bárbara teria nascido em uma região hoje pertencente à Turquia, no final do Século III.
A bela jovem teria sido filha de um nobre rico que, inconformado com a conversão da jovem ao cristianismo, a denunciou às autoridades para que fosse punida com a morte. Bárbara não renegou sua fé, mesmo diante dos mais atrozes sofrimentos, e terminou sendo degolada pelo próprio pai. Durante seu martírio teria caído um raio do céu e atingido seu pai, deixando-o sem vida. Por esse fato, Santa Bárbara é considerada a protetora contra relâmpagos e tempestades.
Sobre a fé da santa, Pe Geraldo explicou: “A fé é antecipação daquilo que não vemos; é luz que ilumina nossos caminhos; é o que nos permite falar do amor de Deus. Quem tem fé se lança totalmente nas mãos de Deus e deixa que Ele conduza sua vida. A vida sem fé é escura e sem direção”, disse.
“A fé nos faz acreditar que Deus está conosco e caminha sempre conosco. Ela nos faz acreditar que Deus fala conosco pela Palavra e nos alimenta na comunhão. É a fé, traduzida em obras e testemunho, que nos faz crer que Cristo está sempre conosco, sobretudo nos momentos mais difíceis”, acentuou.
Também pontuou a firmeza de Santa Bárbara diante da violência do próprio pai e convidou a assembleia a refletir sobre as tantas formas de violência existentes no mundo, principalmente contra as mulheres, dentro de suas próprias casas. “Que seu martírio seja para nós inspiração para combatermos tudo aquilo que fere de morte a vida dos filhos e das filhas de Deus”, sublinhou.
O pároco também falou sobre a consagração de Santa Bárbara a Deus e disse que todo cristão deve se entregar totalmente a Ele, no estado em que se encontra, seja solteiro, casado ou sacerdote. “Devemos ser todos de Deus”, enfatizou. “Que tenhamos uma fé inabalável! Que Santa Bárbara nos ajude durante as tempestades e trovões da vida. Que ela nos ajude a vencer tudo o que nos abala”, concluiu.
Para encerrar a missa, Pe Geraldo abençoou uma imagem da santa, doada à comunidade pelo Sr Geraldo Siqueira e sua esposa Geni. Pe João Batista também falou aos presentes e Maria José de Souza discorreu sobre os trabalhos da ENEP.
Explicou que a ENEP é uma articulação de organizações populares, que tem o objetivo de promover a inclusão social, através da educação popular e do desenvolvimento de tecnologias sociais.
Após a missa, houve animada confraternização por meio de partilha no mesmo espaço onde foi celebrada a missa. Os fiéis permaneceram ali por muito tempo desfrutando da companhia dos irmãos e de uma noite tão agradável. Antes da festa do dia 4 de dezembro, também foi realizado um tríduo nos dias 1º, 2 e 3.
Veja aqui nossas fotos.