Publicado em: 30/08/2021 18:33:00
Após dez celebrações da Crisma na igreja de São João Batista e nas comunidades rurais, a Paróquia somou 123 jovens crismados. As últimas celebrações foram realizadas na Comunidade São Pedro, em Duas Barras, onde cinco jovens receberam a unção do Espírito Santo, na quarta-feira, 25. Já no sábado, 28, no contexto da memória do 15º aniversário de páscoa de Dom Luciano Mendes de Almeida, foi a vez de 22 jovens da comunidade São Francisco de Francisco de Assis (Vau Açu) e uma jovem de Santa Luzia (Boa Vista).
Seguindo todos os protocolos sanitários para evitar o contágio do novo Coronavírus, as celebrações contaram, principalmente, com a presença dos pais, mães, padrinhos e madrinhas dos crismandos. Ao administrar o sacramento, o pároco, padre Geraldo Martins, explicou que pelo batismo os jovens foram configurados a Cristo e, com a Crisma, eles confirmam o sim dado anteriormente pelos pais. “A Crisma constitui a maturidade da fé porque agora vocês confirmam a escolha feita por seus pais no dia do batismo e dão o sim a Deus por vocês mesmos”, disse.
O pároco discorreu sobre a importância da atuação dos jovens na igreja, uma vez que possuem força e disposição capazes de transformar o mundo. “Façam-se próximos daqueles que têm a vida ameaçada, principalmente os jovens. O Espírito Santo expulsa todo medo e é Ele quem capacitará vocês a anunciar Jesus”, sublinhou.
E completou: “Não deixem a vida passar em vão. Com Jesus a gente é sempre mais feliz. Ajudem o mundo a ser melhor, a ser sinal do reino. Que o Espírito Santo jamais permita que o coração de vocês seja um ninho de coisas ruins, pois a presença do Espírito Santo é diálogo e união, mas sua ausência é caos, maldade e desentendimento”, refletiu, referindo-se ao evangelho proclamado na celebração.
O celebrante motivou pais e padrinhos a estarem sempre próximos dos filhos/as e afilhados/as, ajudando-os a manterem o sim dado ao receber na Crisma. “Para serem fiéis ao compromisso que assumem hoje, vocês, padrinhos e madrinhas, também têm que se deixar conduzir pelo Espírito Santo. Quando seus afilhados e afilhadas estivem inclinados a um caminho equivocado, ajudem-nos a discernir e escolher o caminho certo”, enfatizou.
Padre Geraldo falou aos jovens sobre Dom Luciano cuja data de falecimento foi celebrada na sexta-feira, 27 de agosto, um dia antes da crisma. Lembrou-lhes que o processo de beatificação de Dom Luciano já se encontra em Roma e orientou os jovens a rezar continuamente por ele. Ao final das celebrações, convidou os/as catequistas a se aproximarem do altar e destacou a importância do trabalho dos leigos/as na Igreja.
Fonte: PASCOM
Leia outras notícias