Comunidades

Primeira festa de Nossa Senhora do Carmo é realizada no Arrudas

A Comunidade Nossa Senhora do Carmo, a mais nova comunidade da Paróquia São João Batista, localizada na zona rural denominada de Arrudas, celebrou pela primeira vez a festa de sua padroeira, dia 16 de julho, com procissão e missa concelebrada pelo pároco, Padre Geraldo Martins, e pelo Padre João Batista Barbosa.


Publicado em: 20/07/2024 18:03:00

Primeira festa de Nossa Senhora do Carmo é realizada no Arrudas

Em preparação para a festa do dia 16 de julho, as demais comunidades da Paróquia São João Batista estiveram presentes para participar do tríduo que aconteceu de 13 a 15. No dia da festa, a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo saiu da casa de Dona Lídia, às 18h40 para o local onde será construída a capela. A missa festiva foi concelebrada pelo pároco, Padre Geraldo Martins, e pelo Padre João Batista Barbosa. 

A festa contou com a participação de grande número de fiéis das demais comunidades rurais e também das urbanas. O tema de reflexão proposto para a festa foi: “Mãe do Carmelo, seu sim nos inspira a sermos Igreja”. 

Após a leitura do Evangelho, Pe Geraldo Martins explicou que o caminho perfeito para a santidade é a imitação de Jesus Cristo e Maria foi a pessoa que melhor soube imitá-lo. “A Igreja nos ensina que quando imitamos Maria não nos afastamos do Caminho, pois ela sempre nos aponta Jesus”, disse.

“Maria não aponta para si mesma, mas para Cristo. Não é ela que nos traz a salvação, mas o seu Filho. Quando imitamos as atitudes de Maria, nos aproximamos de seu filho, pois ela sempre nos ensina a fazer a vontade de Deus. Ninguém cumpriu tão bem a vontade de Deus quanto Maria. Por isso, ela nos ensina que, se quisermos vamos fazer parte da família de Deus, temos que seguir Jesus”, destacou.

Pe Geraldo explicou a origem da devoção a Nossa Senhora do Carmo e pontuou que o ventre de Maria se tornou sacrário onde Deus habitou para se tornar um de nós: “Ela trouxe ao mundo o Salvador”, observou.

O pároco também falou do Ano Missionário Paroquial e motivou a todos da nova comunidade a assumirem o compromisso de serem discípulos de Cristo: “Busquem em Maria inspiração para responder ao Seu chamado para formar as pastorais, os grupos de reflexão, para auxiliar as pessoas idosas e ensinar as crianças na catequese. Que ela os ajude a viver com fidelidade a Palavra de Deus para que vocês experimentem plenamente a vida em comunidade”, sublinhou.

No dia da festa, Pe. Geraldo Martins e Pe. João Batista Barbosa abençoaram a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, a comunidade cantou parabéns para os aniversariantes, incluindo o pároco que completou 60 anos nesse dia e a quem prestaram homenagem com palavras de carinho e agradecimento e um grande bolo de aniversário. Também houve partilha de lanches e caldos. O terreno onde será construída a capela de Nossa Senhora do Carmo foi doado por Maria Lídia Rodrigues, de cuja casa saiu a procissão.

Sônia de Assis Rodrigues, representante da comunidade junto à paroquia, destacou a alegria e gratidão com o tríduo e a festa que “foram de grande valor espiritual para nós”, disse. “Como é bom termos com quem contar. Sozinhos não  somos nada, mas juntos podemos muito”, concluiu.

Diva Fonseca Rodrigues, ministra da Eucaristia, também relatou que a festa foi muito participativa e que a comunidade ficou feliz por receber mais pessoas do que esperava. “Só temos a agradecer a Deus e a Nossa Senhora do Carmo, às comunidades que participaram e ao pároco que nos orientou em nossa primeira festa. Agradecemos a participação do coral do Sagrado Coração de Jesus, dos violeiros no tríduo e na festa,  e às pessoas que doaram caldos, lanches e bolo para partilha”, disse. 

Veja AQUI as fotos.