Publicado em: 14/12/2021 14:28:00
Agentes de pastorais das comunidades de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Amoras; São Judas Tadeu, na Barrinha, e Santo Expedito, na localidade rural do Paiol, estiveram reunidos em assembleia em suas respectivas capelas no último final de semana, dias de 11 e 12 de dezembro, para sua assembleia de pastoral. As asssembleias comunitárias preparam também a 10ª Assembleia Paroquial que se realizará em 19 de fevereiro do próximo ano.
Todas as assembleias seguem o método Ver-Julgar-Agir e trouxeram o resultado das discussões feitas nos diversos grupos durante a cartilha em preparação às assembleias. As comunidades revelaram que, principalmente devido à pandemia, aumentou a desigualdade social, o descaso com a saúde pública e o número de desempregados. Em todas as comunidades foi destacada a necessidade de mais agentes comprometidos com as causas eclesiais e sociais. Ficou claro também que, nas comunidades, há poucas oportunidades de atividades culturais, esportivas e lúdicas para jovens, crianças e idosos.
Usando a imagem das comunidades como uma casa firmada em quatro pilares denomidados Palavra, Pão, Caridade e Missão, as assembleias apontaram ações que deverão ser implementadas para fortalecer esses serviços de evangelização na paróquia.
Em relação à Palavra foi sugerido que se promovam, entre outras ações: evangelização da juventude, celebração da palavra, grupos de reflexão, catequese para os pais, encontros de formação com vistas a conseguir mais agentes de pastoral.
Para o pilar do Pão as propostas são: missa com participação das crianças, visitas pela pastoral do dízimo, encontro com as famílias dos catequisandos, acolhimento nas celebrações e encontros que acontecem na comunidade.
A Caridade deve acontecer por meio de campanhas de doação de alimentos, palestras em defesa da vida e da ecologia, identificação das necessidades das famílias vulneráveis.
Quanto à missão, as comunidades propõem visitas aos idosos e necessitados, encontro com jovens, visitas as afastados da comunidade.
As comunidades tiveram oportunidade também de eleger os novos membros de seus conselhos de pastoral. Para coordenar a comunidade de São Judas foi eleito Sebastião Lucas do Carmo. Já a comunidade de Nossa Senhora Aparecida será coordenada por Márcio Antônio Damasceno e a de Santo Expedito por Maria das Dores Máximo.