Comunidades

Setor Santa Bárbara escolhe sua primeira equipe de coordenação

Uma das tarefas da equipe será preparar as celebrações e as atividades do Setor que começou a ser constituído há cerca de dois anos. Ligado à comunidade de São Judas na Barrinha, o Setor vai se estruturando aos poucos para se tornar uma comunidade.


Publicado em: 06/11/2023 21:31:00

Setor Santa Bárbara escolhe sua primeira equipe de coordenação

O Setor Santa Bárbara, na localidade rural da Colônia Vaz de Melo, escolheu, na noite desta segunda-feira, 6/11, sua primeira coordenação. A reunião, realizada no espaço da Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), foi dirigida pelo pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, e contou com a participação de 20 pessoas, incluindo o padre João Batista Barbosa.

A equipe de coordenação, que terá a função de preparar as celebrações e as atividades do Setor, foi constituída de sete pessoas: Eliza Lehner, Márcia Fátima de Freitas, Josimara, Maria, Edson, Geralda e Arlete. Para coordenar a equipe, o grupo indicou Eliza.  

 “A coordenação do Setor terá a função similar à dos Conselhos Comunitários de Pastoral (CCP) das comunidades. A ela caberá animar o Setor que caminha para se tornar uma comunidade”, explica o pároco.

Festa de Santa Bárbara

A reunião definiu também a programação da festa de Santa Bárbara a ser celebrada no dia 4 de dezembro. A preparação da festa será com um tríduo nos dias 1º a 3 de dezembro a ser realizado em duas áreas da Colônia. Um roteiro com orações e reflexões sobre a padroeira do setor será elaborado pela paróquia. No dia da festa, a previsão é de que seja realizada uma procissão com a imagem de Santa Bárbara saindo do ponto de ônibus, na entrada da Colônia, até a ENEP onde será a celebração. Após a missa, haverá confraternização por meio de partilha.

Outro encaminhamento dado na reunião é que, a partir da festa, as pessoas do Setor poderão fazer a oferta do seu dízimo nas missas mensais do Setor.  O valor arrecadado será entregue à comunidade de São Judas à qual pertence o Setor, para a prestação de contas à paróquia.