Igreja no Brasil

"A sinodalidade exige conversão", afirma assessor no encontro das CEBs

O terceiro dia do 9º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base teve como tema central a sinodalidade da Igreja e as CEBs. O dia foi marcado também pela participação da Pastoral da Juventude ( PJ).


Publicado em: 20/07/2024 18:50:00

"A sinodalidade exige conversão", afirma assessor no encontro das CEBs

A sinodalidade foi o tema refletido, neste sábado, 20, terceiro dia do 9º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base que acontece na cidade de Passos (MG), diocese de Guaxupé (MG). O sacramentino de Nossa Senhora, Irmão Denilson Mariano, interagiu com os mais de 400 participantes do encontro acentuando as propostas de uma igreja sinodal, de acordo com o Papa Francisco. 

“A sinodalidade é permanente. Não é como a Campanha da Fraternidade”, disse o assessor. “Implica organizar-nos por dentro. Exige uma conversão que mude a cabeça, o coração e a atitude”, afirmou.

Mariano explicou que a sinodalidade deve partir de baixando, começando nas comunidades, paróquias e dioceses. Para o assessor, o clericalismo e os grupos tradicionalistas são resistências ao caminho sinodal. Ele descreveu o perdil dos tradicionalistas. 

“Para os tradicionalistas, as estruturas valem mais que as pessoas. Julgam-se defensores da Igreja contra as ameaças modernas. São ligados aos interesses do capital. São rubricistas, legalistas e deixam de lado a justiça e a misericórdia”, observou. 

Segundo o assessor, a dificuldade não está em compreender o sentido do que seja sinodalidade, mas em colocá-la em prática. Apontou a mudança de estruturas como o desafio maior. 

Juventude nas CEBs20240720-080748

Os jovens não são tão numerosos, mas têm se destacado no encontro das CEBs. Representando a Pastoral da Juventude (PJ), eles conduziram o momento de espiritualidade na abertura dos trabalhos deste sábado. 

A oração que presidiram teve a marca da criatividade, da leveza e da profecia, embalada pelo refrão “se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. As preces foram um apelo a que Deus ajude a Igreja e as CEBs a cuidarem da juventude. 

As oficinas 

Uma das oficinas oferecidas pelo encontro também tratou das juventudes. As demais aboraram assuntos e realidades ligadas ao tema do encontro “CEBs e lutas populares “.

Durante toda a tarde, as oficinas apresentaram o resultado de seus trabalhos. Os grupos abusaram da criatividade na apresentação com encenações, músicas, poesias, envolvendo todos os participantes. 

O encontro termina neste domingo, 21, com missa de envio às 10h30. Antes haverá a “fala das juventudes” e a plenária final com a leitura da carta compromisso do encontro.