Igreja no Brasil

Aberto o 9⁰ Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base

Com mais de 400 participantes, o Encontro reúne agentes das 28 dioceses do Regional Leste 2 da CNBB, formado pelo estado de Minas Gerais.


Publicado em: 18/07/2024 23:33:00

Aberto o 9⁰ Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base

Começou, na noite desta quinta-feira, 18, o 9º encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do estado de Minas Gerais, na cidade de Passos diocese de Guaxupé. Com a participação de mais de 400 pessoas vindas das 28 dioceses do estado mineiro, que formam o Regional Leste 2 da CNBB, o encontro discute a participação da Igreja nas lutas populares com o tema “CEBs e lutas populares - caminhando juntos por terra, teto e pão”.

“Que esses dias sejam uma oportunidade de cada se inteirar sobre a riqueza do tema. Não tem sentido Igreja que não seja comunidade. Nossa reflexão nos ajude a pensar: o que posso fazer para que minha comunidade seja lugar de partilha?”, disse o arcebispo de Uberaba e responsável por acompanhar as CEBs no Regional Leste 2, Dom Paulo Mendes Peixoto. 

Acolhidos no Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (CAPP), os participantes mostraram muita disposição e alegria durante a mística de abertura, apesar das longas distâncias percorridas até chegar a Passos, situada a 352 km da capital mineira. Embalada pela canção “Oi que prazer, que alegria o nosso encontro de irmãos!”, a assembleia acompanhou o Ofício Divino das Comunidades e meditou o evangelho que narra o cântico de Maria, lembrando o lema do encontro: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” (Lc 1,52). 

O pároco da paróquia São Luís Maria Montfort   em Passos, e responsável pelas CEBs na diocese de Guaxupé, padre Janício de Carvalho Machado, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância das CEBs na Igreja. “Esse encontro amadureça nossa caminhada na luta pelo povo” disse.

Recebidos pelas paróquias da cidade, os agentes das CEBs foram hospedados pelas famílias. Já passava das 21h30 quando terminaram as atividades de abertura do encontro que será retomado nesta sexta-feira, 19, com a plenária discutindo o tema Terra, Teto, Trabalho e Tecnologia.

Assessoram esta plenária o padre Paulo Adolfo e a Irmã Wirma Barion. Na parte da tarde, os participantes se dividirão m em 13 oficinas que vao debater vários temas ligados às lutas populares. 

Arquidiocese de Mariana

A Arquidiocese de Mariana está presente no Encontro Mineiro das CEBs com 23 pessoas, vindas das cinco regiões pastorais da arquidiocese. O ônibus saiu de Conselheiro Lafaiete às 6h30 e fez uma breve parada na Paróquia São Sebastião, no bairro Betânia em Belo Horizonte, para o café dos passageiros e embarque de agentes das CEBs da capital mineira. 

O onibus ficou completo com novo embarque na cidade de Formiga, chegando a Passos às 17h.