Publicado em: 21/07/2024 12:13:00
O último dia do 9⁰ Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base ( CEBs) teve como destaque a fala dos jovens que reivindicaram seu protagonismo na Igreja e nas CEBs. Eles falaram aos cerca de 500 participantes do Encontro na manhã deste domingo, 21, no Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos, em Passos (MG).
“Precisamos rejuvenescer as CEBs. Somos jovens que gostam de exercer o protagomismo. Não gostamos de cumprir tarefinhas secundárias, mas do lugar de tomar decisões”, disse Marcos Adriano Mariano Rosa, da Pastoral da Juventude ( PJ), de Mutum (MG), diocese de Caratinga.
A professora da PUC-Minas, formada em Relações Internacionais, Marina Paula Oliveira, de Brumadinho (MG), apresentou três indicações para que haja mais jovens no encontro das CEBs. Disse que é preciso ter mais jovens nas oficinas oferecidas pelo Encontro, além de um plano Pastoral quenos ajude com as despesas.
Marina reivindicou, também, a participação dos jovens na preparação do encontro mineiro das CEBs. “Queremos ajudar a construir o encontro das CEBs desde o início e não participar apenas de um momento. Queremos ajudar a construir a metodologia do encontro”, disse.
Carta-Compromisso e Missa
Após a fala dos jovens, foi lida a Carta-Compromisso do 9⁰ Encontro. Sem tempo para debate sobre o conteúdo da Carta, foi solicitado que emendas e correções fossem feitas por escrito e enviadas à equipe de redação para sua incorporação ao texto.
O Encontro terminou com a missa presidida pelo arcebispo de Uberaba (MG) e responsável por acompanhar as CEBs em Minas, Dom Paulo Mendes Peixoto. Na palavra que dirigiu à assembleia, Dom Paulo destacou o pastor, a compaixão, a misericórdia e a espiritualidade como mensagem central da liturgia dete domingo.
“Todos temos uma missão de pastor a partir do seu estado de vida de cada um. Todos participamos do pastoreio de Cristo”, disse. “Precisamos quebrar as barreiras que há entre pastor e ovelhas. O pastor é aquele que está presente, mas uma presença qualificada”, acrescentou.
O arcebispo ressaltou também a misericórdia de Deus para com seu povo, lembrando o texto do profeta Jeremias ouvido na primeira leitura. “Deus é tão misericordioso que do resto que sobrou ele fez um povo. Nós das CEBs somos como o resto, o que sobramos, mas é desse resto que Deus vai reconstruir seu povo”, sublinhou.
Segundo Dom Paulo, os cristãos necessitam de cuidar da espiritualidade para ser pastor. “Para ser pastor, precisamos de uma espiritualidade forte que deve ter como apoio a Palavra (de Deus). Se o cristão não busca apoio na mesa da Palvra e da Eucaristia, ele não persevera”, afirmou. “Devemos voltar para casa com mais profetismo”, concluiu o arcebispo.
Envio
Terminada a missa, foi feito o envio dos participantes. Para acolher o 10⁰ Encontro Mineiro das CEBs, em 2028, foi escolhida a diocese de Sete Lagoas.