Igreja no Brasil

Pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, é nomeado bispo

Padre Geraldo de Souza Rodrigues tem 35 anos de ministério e é pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, há quase dois anos. Ele é o segundo pároco desta paróquia a ser nomeado bispo. O primeiro foi Dom Lauro, ordenado bispo para Colatina (ES), em janeiro de 2022.


Publicado em: 25/10/2023 10:47:00

Pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, é nomeado bispo

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 25 de outubro, o pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa (MG), padre Geraldo de Souza Rodrigues, como novo bispo da diocese de Januária (MG), vacante desde a nomeação de Dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.

Padre Geraldo, que completou 60 anos ontem (23/10), é natuaral de Porto Firme (MG) e é presbítero da Arquidiocese de Mariana desde 1988. Além de páároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa (MG)  é vigário forâneo da Forania de Viçosa.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, enviaram saudação ao Mons. Geraldo. Confira:

 

Saudação da CNBB ao monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues
Estimado irmão, monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como o quinto bispo da Diocese de Januária. Unidos ao clero, à vida religiosa e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, rendemos graças a Deus por enviar um pastor para continuar conduzindo o rebanho no anúncio do Evangelho, a caminho do Reino definitivo.

Recordando uma homilia do Papa Francisco, na qual refletia sobre Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Januária, oferecemos seu ministério episcopal à proteção da Virgem Maria: “Como Mãe, devemos pensar nela, procurá-la, rezar a ela. Ela é a Mãe. Na Igreja Mãe. Na maternidade de Nossa Senhora vemos a maternidade da Igreja que recebe a todos, bons e maus: todos”.

Em Cristo, com votos de um profícuo ministério,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

 

Mensgem do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos:

Estimado Mons. Geraldo de Souza Rodrigues, saudações, em Cristo!

Mais uma vez o Bom Pastor faz surgir, de nossa querida Arquidiocese de Mariana, outro Pastor para o Serviço do povo de Deus em sua Igreja.

Caríssimo irmão, recebemos com muita alegria a notícia de tua eleição, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para Bispo Diocesano de Januária. Nos alegramos contigo, nesta nova fase de tua vida e ministério.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor do Rebanho, o inspire, sempre mais, e o fortaleça nesta nova missão e que, Nossa Senhora das Dores, Padroeira da Diocese de Januária o acompanhe e o proteja.

Unidos à Diocese de Januária, elevamos ao Bom Deus, nossa gratidão e nossas preces com votos de que teu Ministério Episcopal, na Igreja Particular de Januária, produza muitos e bons frutos para o Reino de Deus.

Dom Airton José dos Santos

Arcebispo Metropolitano de Mariana