Igreja no Brasil

Reflexão sobre o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador.

Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti, n° 162, para “fazer germinar as sementes que Deus colocou em cada um, as suas capacidades, a sua iniciativa, as suas forças”.


Publicado em: 01/05/2024 07:09:00

Reflexão sobre o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador.

O Comitê de Trabalho da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um subsídio que contém uma reflexão sobre o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador.

O material apresenta um breve histórico deste dia e ressalta os desafios contemporâneos no mundo do trabalho e princípios cristãos para promover condições de vida dignas para os trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo é contribuir com entidades e organizações que desejam celebrar de forma significativa o Primeiro de Maio.

Por meio de uma abordagem sintética sobre o trabalho, o subsídio traz elementos sugeridos pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti, n° 162, para “fazer germinar as sementes que Deus colocou em cada um, as suas capacidades, a sua iniciativa, as suas forças”.

O conteúdo do subsídio recorda como encorajadora a Mensagem para o Povo Brasileiro  da 61ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 10 a 19 de abril deste ano. “Em sintonia com a celebração do 1º de maio, a Igreja, inspirada por São José Operário, expressa solidariedade aos trabalhadores em suas lutas por condições de vida e trabalho dignas, assim como àqueles que enfrentam desafios antigos e novos.
Por fim, o Comitê encoraja a divulgação e reflexão do material: “Vamos compartilhá-lo com comunidades, organizações de trabalhadores e redes de amizade, ampliando assim o alcance de nossas ações, com o objetivo de fortalecer nossa luta coletiva por condições dignas de vida”.

Leia o documento na íntegra, vale a pena!