Igreja no mundo

Um mês para redescobrir a oração do terço

O Papa Francisco, durante este mês de maio, convoca os católicos de todo o mundo a uma grande maratona de oração pelo fim da pandemia. Concretamente, 30 santuários marianos estarão diretamente envolvidos nesta iniciativa.


Publicado em: 03/05/2021 06:55:00

Um mês para redescobrir a oração do terço

Católicos de todo o mundo são convidados a meditar os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor através da oração do Terço. Esta oração simples, que nasce do coração generoso do povo de Deus contém um profundo significado espiritual que merece ser redescoberto.

O Saltério Angélico
A Igreja, através de seus ministros ordenados, religiosos e também leigos, sempre rezou com devoção os Salmos através da Liturgia das horas. Trata-se de uma oração oficial na qual a Igreja glorifica a Deus durante as horas do dia cantando e contempla os 150 Salmos divididos em quatro semanas. Com o acesso muito restrito de grande parte do povo de Deus à leitura e mesmo ao livro da liturgia das horas, nasce a oração do Terço, que na antiguidade era conhecida como Saltério Angélico. Ou seja, uma oração contemplativa que consiste na repetição das palavras do Anjo Gabriel a Nossa Senhora.

Neste método de oração, então o número de “Ave-Marias” pronunciadas durante todos os três mistérios, os gozosos, dolorosos e gloriosos, contemplava o total de 150 ave-marias; exatamente o mesmo número dos Salmos. Porém, em 2002, São Joao Paulo II, através da carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae acrescentou os chamados mistérios da Luz, aumentando assim, o número total do Rosário para 200 “Ave-marias”.

Fonte: Vatican News

Leia outras notícias