Paroquial

1º Domingo do Advento tem apresentação do Coral da UFV na Igreja São João Batista

No dia primeiro de dezembro, a Igreja celebrou o 1º Domingo do Advento, tempo de alegria e preparação para a chegada do Senhor no Natal. Nesse dia, após a missa das 19h, houve apresentação do Coral da UFV na Igreja São João Batista.


Publicado em: 04/12/2024 18:50:00

1º Domingo do Advento tem apresentação do Coral da UFV na Igreja São João Batista

A Igreja tem duas grandes festas, o Natal e a Páscoa. Ambas têm uma preparação, uma celebração e um prolongamento. No caso do Natal, a preparação é o Advento, que marca o início de um novo Ano Litúrgico. São quatro domingos, sendo que em cada um deles, uma vela da coroa do Advento é acesa.

Durante a homilia, o pároco, padre Geraldo Martins, lembrou que o Advento tem a marca da esperança, pois celebra a primeira vinda de Cristo, quando ele assume a condição humana. Nesse sentido, o advento convida os cristãos a olharem o passado e observar como Cristo se encarnou e assumiu a história humana, o que é celebrado no Natal.

O pároco explicou, ainda, que haverá uma segunda vinda, chamada Parusia, “quando Cristo voltará na sua glória e nos levará com Ele. Neste primeiro momento do Advento, celebramos exatamente a segunda vinda. Por isso, o Advento nos convida também a olhar para o futuro, pensando nesta vida nova da glória”, observou.

Padre Geraldo refletiu sobre as leituras do dia, destacando que as escrituras mostram que Deus nunca abandona o seu povo: ‘“O Senhor é a nossa justiça’. Essas palavras do profeta se cumprem exatamente em Cristo. Ele é o descendente de Davi que vem fazer morada entre nós”, pontuou.

Sublinhou que, durante as situações de tribulação e sofrimento, é preciso perseverar e lembrar que Deus está próximo: “É preciso abandonar-se inteiramente nas mãos de Deus que vem para nos salvar e nos libertar”, recomendou.

Pontuou que o texto do evangelista Lucas aponta duas estratégias importantes para que os fiéis se mantenham firmes diante das dificuldades: vigilância e oração. “É na vigilância que percebemos a ação de Deus entre nós e é na oração que encontramos forças para vencer as tribulações”, destacou.

“Por isso o alerta do evangelista ‘tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa das preocupações da vida, da gula e da embriaguez’. Às vezes, nos preocupemos com tantas coisas que não nos damos conta da presença de Deus em nós e em nosso meio”, disse.

Padre geraldo advertiu que muitos iluminam suas casas e praças para celebrar o Natal, mas continuam na escuridão interior e citou a palavra de Paulo aos Tessalonicenses: “Que o amor entre vocês aumente e transborde sempre mais. Que vocês cresçam numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai”. E encerrou desejando que todos se preparem bem para o Natal do Senhor, progredindo no caminho do amor e da santidade.

Após a missa, Padre Geraldo acolheu o maestro Ciro e os integrantes do Coral da UFV. Citando o Papa São João Paulo II,  disse ser preciso evangelizar também pela via da beleza. Considerou que também pela arte se evangeliza e destacou a música como uma das mais belas artes. 

A Cantata de Natal do Coral da UFV será realizada nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, às 19h, no espaço cultural Fernando Sabino.