Paroquial

9º dia da novena de São João Batista tem fogueira e levantamento de mastro

No 9º dia da novena de São João Batista, a liturgia seguida foi da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidida peo foi Padre Joel dos Santos, pároco em Canaã. Pe Geraldo Martins concelebrou a missa que também foi em ação de graças pelos quatro anos de Dom Airton como arcebispo da de Mariana.


Publicado em: 24/06/2022 23:28:00

9º dia da novena de São João Batista tem fogueira e levantamento de mastro

Neste ano de 2022, a celebração da natividade de São João Batista coincidiu com a festa do Coração de Jesus. Entretanto, para as paróquias que têm São João Batista como padroeiro, é possível antecipar a celebração do Sagrado Coração de Jesus, como explicou o pároco Pe Geraldo Martins. 

Assim, o último dia da novena do padroeiro São João Batista teve a liturgia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o presidente da celebração foi Padre Joel dos Santos, pároco na cidade vizinha de Canaã. A missa que também foi em Ação de Graças pelos quatro anos de Dom Airton como arcebispo na Arquidiocese de Mariana, teve Pe Geraldo Martins como concelebrante. 

Refletindo sobre a liturgia do dia, padre Joel reforçou três aspectos: a importância da confiança em Deus, a necessidade do esforço pessoal e da  oração para se ter um coração como o de Cristo e, finalmente, a imitação a João Batista que apontava Jesus para as pessoas.

Sobre a confiança em Deus destacou: “Precisamos  tomar consciência de que nós temos um Deus que caminha a nosso lado; um Deus que nos ama, nos acolhe em sua misericórdia, no seu amor. Ele não é um Deus distante,  mas vem ao nosso encontro e cuida de nós como um pastor cuida de suas ovelhas”, pontuou.  

Padre Joel explicou que todo cristão precisa se esforçar para amar como Jesus amou, acolhendo as pessoas com amor, sem julgá-las por seus pecados e fragilidades: “Jesus nunca desiste de nós.  Ele não veio ao mundo para condenar o ser humano, mas para mostrar o caminho da salvação, o caminho do Céu”, afirmou. 

Para concluir sua reflexão, Padre Joel exortou a assembleia a imitar as atitudes de João Batista que apontava Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, como o único capaz de salvar a humanidade. “Que nossas palavras sejam sempre de misericórdia, pois não temos o direito de julgar e condenar o outro. O próprio Jesus nos diz que há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por 99 justos que não precisam de conversão”, sublinhou. 

No final da celebração, todos os agentes das pastorais que atuam na liturgia foram convidados a receber uma bênção do celebrante. Também houve uma homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, feita por crianças.

noite-cultural-betinhoNoite Cultural

Após a missa, os participantes se juntaram perto da fogueira para acompanhar o levantamento do mastro de São João Batista e saborear salgados e caldos nas barraquinhas, enquanto Betinho animava a festa com o seu teclado. Para encerrar, ainda houve uma animada quadrilha.

Barraca da Catequese

Uma das barracas de maior sucesso total este ano foi a dos doces, organizada pela Pastoral Catequética com o objetivo de angariar fundos para compra de bíblias para as crianças que frequentam a catequese. “A participação dos coordenadores com seus catequistas foi excelente. Foi um trabalho de equipe realizado com doações de bolos, guloseimas e brindes para a pescaria. E conseguimos arrecadar o valor esperado. Estamos muito felizes”, disse a vice-coordenadora paroquial da Pastoral Catequética, Madalena Jacovine.

Veja aqui as fotos.