Publicado em: 16/06/2024 17:50:00
Desde fevereiro de 2024, a Paróquia São João Batista celebra seu Ano Missionário Paroquial, com o objetivo de aquecer as atividades missionárias nas comunidades e celebrar o 20º aniversário de instalação da paróquia, em fevereiro de 2025. Todas as festas dos padroeiros deste ano seguem o tema missionário “Evangelizar: semear vida, colher alegria, celebrar a libertação”.
As festividades do padroeiro paroquial tiveram início dia 31 de maio, quando a imagem peregrina de São João Batista iniciou uma visita às 16 comunidades que compõem a paróquia. Em todas elas, a imagem foi acolhida com alegria e um grande número de fiéis participou da Celebração da Palavra e de um dia inteiro de orações, até a imagem ser conduzida a outra comunidade, no dia seguinte.
A última comunidade a receber a imagem peregrina foi a de Santa Terezinha, no Vale do Sol, dia 14 de junho. Ontem, a imagem saiu de lá em procissão motorizada, às 18h, e percorreu ruas de todas as suas comunidades urbanas até chegar à Igreja de São João Batista, para a missa do primeiro dia da novena.
Às 19h, a imagem foi carregada por membros da Comunidade São João Batista e o pároco, Pe Geraldo Martins acolheu a todos com alegria, principalmente o presidente da celebração, Pe Rosemar Condé, o seminarista Samuelson, as irmãs da Divina Providência e as Oblatas de Nazaré, que vieram rezar com a comunidade.
Os temas de reflexão para cada dia da novena foram retirados da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco. Nesse documento, o pontífice discorre sobre a importância da unidade, comunhão e missão da Igreja no mundo atual.
Nesse primeiro dia da novena que teve por tema de reflexão “A doce e reconfortante alegria de evangelizar”, Pe Rosemar explicou que a novena de um padroeiro é como retiro espiritual, uma oportunidade para a comunidade voltar à essência da fé na vida pessoal e comunitária. Pontuou que o tema da festa visa fortalecer a missão, uma vez que evangelizar é a essência da Igreja. “Por essência a Igreja é missionária e todos os batizados são enviados para exercer essa missão. Todas as nossas atitudes devem refletir nossa missão”, ressaltou.
Disse também que todos os batizados são chamados a serem missionários e, ao fazer referência à Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, enfatizou que todo missionário deve viver os valores do Evangelho com alegria e defendeu que, provavelmente, a alegria seja a palavra mais marcante no pontificado do Papa Francisco. “Devemos viver o Evangelho com a alegria de quem encontrou um grande tesouro ou, como nos dias de hoje, ganhou na Mega-Sena”, pontuou.
“Jesus é a novidade que a Igreja é chamada a anunciar ao mundo. Nossa alegria tem rosto: Jesus de Nazaré! Não anunciamos uma ideia ou nós mesmos, mas Jesus Cristo. E só anuncia bem quem faz uma experiência verdadeira de oração. Encontramos o próprio Cristo para vencer o isolamento que enfraquece a fé, que é pessoal, mas também comunitária e eclesial, pois ninguém se salva sozinho, assim como ninguém se perde sozinho”, disse.
Em segundo lugar destacou que quem encontra Jesus, o tesouro verdadeiro, vive a alegria do serviço, pois as riquezas são para serem partilhadas na missão que se faz não tanto com palavras, mas com a própria vida. “Como o mundo está carente de testemunhos, de pessoas que professem a fé com fidelidade no testemunho. Viver com coerência nosso sim a Deus é apontar para Jesus com a nossa vida”, disse.
“Que cada um de nós possa abraçar a missão com coragem e alegria, para testemunhar Jesus Cristo ao mundo, vivendo nossa fé com alegria e entusiasmo. Um padre feliz anima as vocações; uma religiosa feliz anima as vocações; casais felizes animam as vocações; agentes de pastorais felizes animam as vocações. Não percamos a alegria de sermos missionários de Jesus Cristo”, concluiu.
Encerrada a missa, os fiéis se reuniram na área externa da igreja para saborear caldos, salgados e pastéis, ao som de um forró animado por Robertinho e sua banda. A Fraternidade São Camilo Lelis também promoveu um bazar que esteve bem concorrido e com grande variedade de roupas, calçados e acessórios. A barraquinha de bingo também atraiu muitos participantes interessados em levar para casa alguma prenda.
A missa do primeiro dia da novena pode ser assistida neste endereço e as nossas fotos podem ser visualizadas aqui. Participe de nossa festa! Quem celebrará conosco hoje será o padre Fernando Paulo A. M. Santos, pároco na Paróquia Santíssima Trindade em Ponte Nova.