Publicado em: 05/08/2024 22:51:00
No domingo, dia 4 de agosto, às 8 horas os missionários e as missionárias tomaram café da manhã reunidos no posto de gasolina, localizado na entrada do Bairro Inácio Martins. Cada pessoa trouxe um alimento para partilha e as mesas ficaram cheias de guloseimas, em um momento de confraternização, onde a alegria estava estampada nos rostos de tantas pessoas, que conversavam sobre como tinha sido produtiva aquela semana que reacendera o fogo do Espírito Santo em todas as comunidades.
Ali foram feitas orações e cantadas músicas que ressaltavam a beleza da missão. Algumas pessoas partilharam experiências de evangelização e o pároco, padre Geraldo Martins, treinou com os presentes o grito de guerra da caminhada que é o tema do Ano Missionário Paroquial: “Evangelizar: semear vida, colher alegria, celebrar a libertação”, que foi repetido várias vezes durante a caminhada até a Igreja de São João Batista. Durante o trajeto, cantavam músicas lembrando a caminhada do povo de Deus no deserto.
A missa que teve início às 9h30 foi concelebrada pelo pároco, padre Geraldo Martins, e pelos seguintes padres: João Batista Barbosa, Ronaldo Gomes Chaves (Viçosa), Antônio Claret Fernandes (Congonhas) e Luiz Faustino dos Santos (Granada).
Para as festividades, foi pedido que cada comunidade trouxesse um símbolo que representasse a Semana Missionária e foram apresentados banners, cartazes com fotos, terços, imagens, flores, sementes etc.. Esses símbolos foram conduzidos durante a procissão de entrada e colocados no altar.
A homilia feita pelo padre Claret pode ser resumida em duas palavras: alegria e esperança. Olhando do altar a igreja cheia de fiéis, ele falava como era bonita a imagem que via do lugar onde estava. E falava da imagem que estava diante de seus olhos como uma fotografia pendurada em uma parede, onde a matriarca da família tem prazer de apresentar os entes queridos aos visitantes.
“Daqui de cima já consigo identificar muitos rostos conhecidos durante esta semana, mas há muitos rostos que não consigo identificar. Somos todos a mesma igreja de Jesus Cristo e nem sempre nos conhecemos. Então, nossa esperança é que a gente possa conhecer a todos, pois uma foto só se torna realidade quando a gente conhece quem está nela”, disse.
“Por isso, precisamos fortalecer nossas comunidades, conhecendo as pessoas que compõem a nossa foto. É na comunidade que a foto bonita se torna realidade, onde as pessoas vão aprendendo quem são os idosos, os doentes, os trabalhadores; e conhecendo os desejos e as necessidades de cada um”, pontuou.
“É ali que se constrói a Igreja de Jesus Cristo. A foto de hoje, esta assembleia aqui reunida, pode se tornar ainda mais bonita se a nossa esperança se materializar. É por isso que a missão é importante. A missão tira a poeira dos nossos olhos. A missão nos desinstala e nos coloca frente a frente com a vida, como ela acontece, sem ilusão”, destacou.
Pe Claret explicou que a Igreja é o corpo de Cristo, criado por Ele próprio, e cada comunidade é uma célula desse corpo. “Por isso, hoje celebramos a alegria da família reunida, como em uma foto, e a esperança de que alguns anos todos se conheçam”, se amem, se respeitem e sejam Cristo uns para os outros.
Ao final da missa, as crianças foram convidadas ao altar para cantar parabéns para os aniversariantes e padre Luiz Faustino falou para elas sobre a Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma obra pontifícia do Papa Francisco, criada para salvação das crianças. Também lhes ensinou um gesto de mostrar a mão aberta, de forma que os cinco dedos representem os cinco continentes do mundo, e repetir o lema: “De todas as crianças do mundo, sempre amigos”.
Em seguida, ensinou aos adultos uma música das Missões Populares: “Te ajoelha, missionário, é hora de oração. Pai, Filho e Espírito Santo, faz o sinal do Cristão. Te ajoelha, missionário, é hora de adorar. Jesus Cristo missionário é quem vai te abençoar. Te levanta, missionário, tira o joelho do chão. Seja todo abençoado; segue em frente na missão. Vai em frente missionário; não mede tua jornada. O Espírito de Deus é quem ilumina a caminhada”.
Após a missa padre Geraldo convidou os missionários e as missionárias para se reunirem no salão paroquial para uma última conversa sobre a missão realizada, para agradecimento e despedida. Os membros do Grupo de Animação Missionária (GAM) que estavam presentes foram apresentados aos presentes e, em seguida, o almoço encerrou o evento.
VEJA AQUI AS FOTOS.