Publicado em: 14/03/2023 13:49:00
O evento teve por objetivo estudar o documento de catequese do Papa Francisco sobre o Sacramento do Batismo, publicado em 2018. “Toda a vida cristã é um combate. Contudo não estamos sozinhos, porque a Mãe Igreja reza a fim de que os seus filhos, regenerados no Batismo, não sucumbam às emboscadas do maligno, mas que as vençam pelo poder da Páscoa de Cristo”, diz o Pontífice.
Durante o estudo, o Pároco explicou que batizar significa imergir, mergulhar na água, que lava e purifica. Assim, o Batismo é o Sacramento da regeneração pela Palavra e pela Água; porta espiritual pela qual passamos para nos tornar membros do Corpo de Cristo, pelo dom do Espírito Santo.
Padre Geraldo refletiu sobre a centralidade dos Ritos do Batismo e a importância da preparação e do conhecimento dos agentes de pastoral sobre cada etapa da Liturgia, desde a acolhida das famílias na igreja até o encerramento da celebração.
Aparecida Alves, coordenadora comunitária da Pastoral do Batismo destacou a importância do encontro de formação, dizendo que os participantes se sentiram renovados e motivados a desenvolver, cada vez melhor, o trabalho dessa Pastoral. Pontuou que esses agentes não atuam nas celebrações para “ajudar o padre”, mas para desenvolver um trabalho que é de grande importância para toda a Igreja, desde a preparação dos pais e padrinhos, a acolhida, o cuidado com o ambiente, materiais e símbolos que compõem cada rito.
Veja aqui as fotos.