Publicado em: 25/06/2022 16:20:00
“Viva João Batista, viva o precursor, porque João Batista anunciava o salvador”. Este foi o hino que animou os fiéis que lotaram a igreja de São João Batista, no bairro Nova Era, em Viçosa (MG), para celebra com alegria e entusiasmo o seu padroeiro São João Batista, na noite de sexta-feira, 24.
As homenagens ao santo que batizou Jesus começaram às 7h com missa presidida pelo o pároco Padre Geraldo Martins. Na celebração, ele destacou a vocação profética de João Batista. "Como nosso padroeiro, toda a Igreja deve ser profética, falando de esperança e ajudando as pessoas a encontrarem o sentido de sua existência, que é Cristo”, disse o pároco.
“Uma Igreja profética levanta a bandeira da ética e condena toda estrutura de morte. Também não tem medo de levantar a voz contra aqueles que se contrapõem aos valores do reino. Denuncia as estruturas que levam à injustiça”, defendeu.
Procissão e missa
Uma piedosa procissão abriu as celebrações de encerramento da festa à anoite. Os devotos de São João Batista carregaram sua imagem pelas ruas próximas da igreja. Logo em seguida, padre Geraldo Martins celebrou a missa festiva.
Com um grande sorriso no rosto, padre Geraldo acolheu todos os moradores das comunidades da paróquia São João Batista, bem como os devotos que pertencem às outras paróquias de Viçosa e das cidades vizinhas que estavam presentes. “Que alegria, irmãos e irmãs, tê-los aqui para festejar o nosso padroeiro. Como nos alegra poder celebrar a festa [de São João Batista], do jeito que a gente gosta; do jeito que a gente sabe”, comentou.
O pároco explicou sobre a vida de São João Batista e sua missão de profeta. “A festa do nosso padroeiro São João Batista nos convida a experimentar, mais uma vez, os favores de Deus na nossa vida, tal como o experimentaram Isabel e Zacarias ao se tornarem pais em circunstâncias especiais”, disse..
Padre Geraldo também enfatizou que São João Batista é modelo de profeta que inspira a Igreja. que, “para ser verdadeiramente sinodal, não pode, jamais, abdicar de sua vocação profética”.
“Ao festejarmos, hoje, nosso padroeiro, peçamos a ele a graça de que a nossa paróquia seja profética, se alimentando sempre da Palavra e do Pão. Uma Igreja missionária, que anuncia a boa nova; que vive a comunhão e a participação. Uma Igreja que seja do diálogo e que leve a luz do Evangelho a todos. Ensina-nos, querido padroeiro, o caminho da profecia.”, finalizou o celebrante.
Durante os nove dias que antecederam a festa, a paróquia ofereceu uma pequena lembrança aos padres de outras paróquias que vieram celebrar a santa missa. E como não podia ser diferente, o celebrante da missa festiva recebeu um boné com a identidade visual da paróquia. Muito querido e admirado por todos, Padre Geraldo fez muitos gracejos com o boné, já que aprecia muito o uso dessa peça em atividades externas da Igreja.
Ao final das duas missas, Padre Geraldo elogiou e rezou por todos aqueles que trabalharam, contribuíram, participaram ou fizeram doações para a realização da festa de São João Batista. Disse que aguardava ansioso por ela, uma vez que chegou em Viçosa no final de 2019 e durante a pandemia o evento não pôde ser realizado como é tradição.
São João Batista, o maior dos profetas
São João Batista é reconhecido e aclamado de várias maneiras. O precursor de Jesus, o maior nascido de mulher, a Voz que clama no deserto, testemunha da luz e aquele que aponta Jesus Cristo são alguns exemplos de como as pessoas se referem a ele.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) quis saber dos participantes da festa o significado de São João Batista. Para Eliza Lehner, da Comunidade São Judas, São João Batista é aquele que anuncia Jesus. "Assim, devemos honrá-lo e considerá-lo, porque ele preparou o caminho para a vinda de do Filho de Deus", sublinhou.
Segundo Patrícia Pereira, da Comunidade São Francisco de Assis, São João Batista é o precursor, "um exemplo de simplicidade". Já Miguel Arcanjo, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, destacou São João Batista como um santo "muito bom" e que tem grande importância em sua vida. Miguel disse que é devoto de São João Batista há muitos anos. "Desde o início da paróquia e, diariamente, rezo ao nosso padroeiro", revelou.
Noite cultural
Como nos nove dias da novena, no dia da festa, os devotos de São João Batista puderam participar da Noite Cultural que contou com a apresentação de Dimas e Dé. As pessoas ainda saborearam caldos, salgados, pastéis, espetinhos e feijão tropeiro. A realização de bazar, bingo e pescaria complementou a programação da festa.
Encerrando as festividades, o coordenador paroquial Mauro Duarte fez uma avaliação dos dez dias de novena e festa. “Foi melhor do que a gente esperava. Tudo muito bom, muito organizado. As pessoas trabalharem com muita seriedade, organização e alegria. Algumas pessoas trabalharam os dez dias. Entre os rostos que a gente vê constantemente e aqueles que atuaram no anonimato, a turma é muito grande. Somos muito gratos a Deus, ao padroeiro e aos colaboradores por tudo”, pontuou.
Veja nossas fotos. Missa da manhã e da noite.