Publicado em: 17/09/2023 10:04:00
Padres e leigos/as das paróquias que compõem a forania de Viçosa estiveram reunidos neste sábado, 16, na paróquia Santo Antônio, em Canaã (MG). O Ano Vocacional, que se encerra no último domingo de novembro, e as Missões, cujo mês a Igreja celebra em outubro, foram os principais assuntos da pauta.
Lucineia Silva Ferreira, membro da coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV), na forania, avalia que o Ano Vocacional serviu para mostrar que o SAV precisa ser mais conhecido. Ela pediu mais apoio das paróquias para a implantação do SAV. “O ano vocacional revelou que estamos sedentos de apoio. As pessoas não sabem o que é SAV. Precisamos nos dar a conhecer. Precisamos de abertura e apoio dos Padres e das paróquias”, disse.
Companheira da Lucineia na coordenação do SAV, a religiosa das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Rita de Cássia Silva, destacou que as pastorais e as paróquias precisam ser “vocacionalizadas”. “É necessário criar uma cultura vocacional. Isso é uma interpelação do Concílio Vaticano II. Com a redescoberta do conceito de Igreja como povo de Deus, o significado de vocação começa a ser compreendido”, explicou a religiosa.
Segundo a Irmã Rita, o SAV não é mais uma pastoral, mas um serviço do qual devem participar todas as pessoas que atual nas pastorais e serviços de evangelização. “A animação Vocacional precisa ser constante. Não estamos em crise vocacional porque Deus não para de chamar. O que temos é crise de resposta ao chamado de Deus”, observou.
Uma das propostas do SAV é criar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs). “O objetivo do SAV é despertar vocações, fomentar o conhecimento e o cultivo das vocações e contribuir para que a cultura vocacional seja uma realidade nas paróquias”, destacou Ir. Rita.
Missões
O Coordenador arquidiocesano da Dimensão Missionária e pároco da paróquia Sant’Ana, em Jequeri (MG), padre João Paulo da Silva, motivou a forania a dedicar atenção especial ao Mês Missionário, celebrado em outubro. Ele chamou a atenção para a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões e para a importância da coleta missionária feita neste dia. “No mundo, são 1050 dioceses que recebem ajuda proveniente desta Campanha Missionária (coleta). A campanha nos ajuda a criar consciência missionária”, disse. “A missão acontece com os pés de quem vai e com os joelhos de quem reza”, acrescentou.
Padre João Paulo apresentou a Novena Missionária, proposta para ser rezada no Mês Missionário. Ele orientou as paróquias da forania a motivarem as comunidades a fazerem a novena. “A novena é de iniciativa de cada paróquia. Nosso objetivo aqui, hoje, foi despertar em todos a consciência para a importância da novena missionária”, observou.
Agenda da forania
O vigário forâneo, padre Geraldo de Souza, confirmou o agendamento de um encontro de formação para os ministros e ministras da Palavra, dia 30 de setembro, na Casa de Retiro São José, em São José do Triunfo. “Desse encontro deverão participar todos os/as ministros/as da palavra instituídos/as. As paróquias que não os tem instituídos poderão enviar dois que exercem esse ministério, acompanhados do coordenador paroquial de pastoral”, esclareceu padre Souza.
A forania realizará também encontro de formação para catequistas para estudar a Carta Apostólica do Papa Francisco sobre formação litúrgica Desiderio desideravi. Cada paróquia da forania deverá enviar cinco catequistas para esse encontro que se realizará na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Viçosa, no dia 23 de setembroa partir das 8h30.
A secretária da forania, Sônia Barbosa, informou que a coordenação arquidiocesana de liturgia promove um Encontro Arquidiocesana de liturgia, dias 27 a 29 de outubro, em Barbacena. Nesse encontro será estudada a nova edição do missal. A forania de Viçosa terá direito a oito vagas.