Paroquial

Apresentada a identidade visual da paróquia São João Batista

Encomendada pela Pastoral da Comunicação, a identidade visual buscou uma imagem que traduzisse a paróquia como rede de comunidades. Estas devem partir sempre de Jesus, apontado por São João Batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Publicado em: 15/06/2021 18:11:00

Apresentada a identidade visual da paróquia São João Batista

No domingo 13 de junho, durante a missa das 19h, a Paróquia São João Batista apresentou à comunidade sua identidade visual que, a partir de agora, será sua identificação.

Identidade visual é o conjunto de aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou instituição. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas e o logo gerado a partir desses elementos. 

A identidade visual da paróquia foi desenvolvida pelo design gráfico, Mateus Souza, da Design Rocket, que trabalhou em conjunto com o pároco, padre Geraldo Martins, e a equipe paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom). O objetivo, segundo a Pascom, era criar uma identidade de visual simples, mas inovador, capaz de transmitir a essência da paróquia: uma rede de comunidades fortemente marcada pela união e participação.

Silvana Rocha, agente da Pascom, explicou a identidade visual. “Ela apresenta um elemento circular que indica a unidade dividida em sete partes simétricas, representando as 14 comunidades que, atualmente, compõem a paróquia. O número sete na Bíblia significa plenitude e perfeição, como é o desejo de Deus para nós: ‘Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai’(Mt 5, 48). Além disso, esses elementos são triangulares, lembrando a Santíssima Trindade, para que todos os nossos trabalhos sejam revestidos da força do Alto”, disse.

“Ao centro e na parte inferior estão os elementos característicos da Paróquia de São João Batista: a cruz e o cordeiro. Ambos estão inseridos em um contexto de proximidade e unidade junto das comunidades. Os componentes que representam as comunidades apontam para a mesma direção: a cruz. Como João Batista aponta Jesus, também nós desejamos que todos os nossos trabalhos e atitudes apontem para Ele”, concluiu Silvana. 

Padre Geraldo destacou que todas as comunidades apontam para Jesus, mas, ao mesmo tempo, também partem dele. “As aberturas enfatizam que nenhuma comunidade pode ser fechada em si mesma e o número sete simboliza a plenitude. Hoje temos 14 comunidades, mas amanhã podem ser 16. Esperamos que todos os paroquianos, ao virem nossa identidade visual, possam dizer: ‘é a nossa paróquia’”, concluiu.

Veja as fotos

Fonte: Secretaria paroquial

Leia outras notícias