Paroquial

Assembleia define ações pastorais e confirma novo Conselho Paroquial de Pastoral

Coordenada pelo pároco, padre Geraldo Martins, a Assembleia reuniu mais de 200 pessoas e contou com a assessoria do vigário episcopal da Região Mariana Centro e pároco da paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes, padre José Geraldo de Oliveira.


Publicado em: 21/02/2022 16:34:00

Assembleia define ações pastorais e confirma novo Conselho Paroquial de Pastoral

Com o tema “Ser Igreja de portas abertas, construindo comunidades vivas e transformadoras”, a Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), realizou, no último sábado, 19, sua 10ª Assembleia Paroquial de Pastoral. Nesta mesma data, a paróquia celebrou os 17 anos de sua criação. 

Com início às 8h, na igreja São Joao Batista, a Assembleia reuniu 210 agentes de pastoral das 14 comunidades que compõem a paróquia e definiu as propostas de ação pastoral para o próximo triênio. Além disso, a assembleia escolheu o novo coordenador paroquial de pastoral, bem como a vice-coordenadora, e confirmou os nomes dos novos membros do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

O processo da Assembleia começou em agosto do ano passado com o estudo da cartilha sobre o tema da assembleia, seguido da realização das assembleias comunitárias. Uma equipe de leigos e leigas assessorou estas assembleias que aconteceram de novembro a janeiro.

jose-geraldoDesenhando o rosto da paróquia

Em um ambiente ricamente preparado, a Assembleia Paroquial seguiu a metodologia do ver, julgar e agir. “Uma assembleia tem como grande objetivo olhar a caminhada pastoral da paróquia,  perceber seus avanços e limites e definir os caminhos para alcançar os horizontes que a evangelização exige da Igreja”, disse o pároco, padre Geraldo Martins Dias, na abertura da Assembleia. 

Os resultados das assembleias comunitárias foram apresentados pela coordenadora da Pastoral da Comunicação, Aparecida Zolnier, que mostrou os avanços e limites de cada comunidade. Já o vigário episcopal da Região Centro e pároco da paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG), padre José Geraldo de Oliveira, convidado para assessorar a Assembleia, fez uma análise dos resultados apresentados pela Cida Zolnier, numa tentativa de desenhar o rosto da paróquia. 

Ele destacou o esforço das lideranças em ser uma Igreja segundo a proposta do Evangelho. “Pode-se notar a grande dedicação dos líderes das comunidades e dos agentes, nos trabalhos da comunidade. Têm procurado com dedicação ser a verdadeira Igreja de Jesus Cristo”, sublinhou padre José Geraldo. 

O assessor chamou a atenção também para a necessidade de a paróquia se envolver mais na sociedade e buscar maior articulação entre as comunidades. “Somos ainda uma Igreja mais voltada para si do que para o mundo, isto é, a sociedade”, observou. “Percebe-se um distanciamento entre as comunidades, cada uma procurando agir a seu modo, sem intercâmbio umas com as outras, dificultando a formação da paróquia como ‘rede de comunidades’ ou ‘Comunidade de Comunidades’”, completou.

Padre José Geraldo falou também do tema da Assembleia no momento do julgar. Disse que é preciso sair da comunidade do templo e ir ao encontro dos menos favorecidos. “Precisamos ser uma Igreja capaz de abrir suas portas para acolher todos aqueles que queiram entrar, sem a necessidade de uma ‘vistoria alfandegária’ ou de bater à porta e perguntar se é permitido entrar ou não”, ressaltou. 

A busca de novos caminhos

gruposConduzido pelo pároco, padre Geraldo Martins, o último momento da assembleia foi dedicado à elaboração das propostas de ação para a paróquia. Padre Geraldo apresentou a síntese das propostas apresentadas nas assembleias comunitárias e também os encaminhamentos práticos do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). Divididos em dez grupos, os participantes da assembleia se debruçaram sobre as propostas e apresentaram suas observações sobre cada uma delas. 

As propostas de ação

Usando a imagem das comunidades como uma casa firmada em quatro pilares denominados Palavra, Pão, Caridade e Missão, a assembleia apontou ações que deverão ser implementadas a fim de fortalecer a evangelização na paróquia.

Para o Pilar da Palavra, foram sugeridos: fortalecer os Grupos de Reflexão, formação para os agentes, estudo bíblico, leitura orante da Palavra, Cuidar da formação dos Ministros da Palavra, revitalizar a catequese e evangelizar a juventude e a família e oferecer curso de teologia popular.

Em relação ao Pilar do Pão: investir na formação litúrgica da comunidade, valorizar o domingo, Dia do Senhor, cuidando da celebração da Eucaristia e da Palavra;  cultivar a Piedade Popular através de Hora Santa, terço e coroação de Nossa Senhora; realizar retiros espirituais e estimular a celebração do Ofício Divino das comunidades.

Para o Pilar da Caridade, as propostas são: 1) Cuidar da vida ameaçada, inclusive da saúde mental das pessoas; 2) Fortalecer a Dimensão Sociopolítica da Ação Evangelizadora através de campanhas de arrecadação de alimentos e material de limpeza para os mais necessitados, promoções culturais como Folia de Reis e realização de oficinas de culinária, artesanato, música, caratê, capoeira, cursos técnicos e outras atividades em parceria (UFV, PMV, etc.); 3) Incentivar os cristãos a participarem da política para lutar por boas estradas, atuar nas Associações de Bairro e reivindicar espaço de lazer na comunidade; 4) Cuidar do meio ambiente e da ecologia, incentivando a coleta seletiva, promovendo palestras em defesa da vida e da ecologia, estimulando a criação de hortas comunitárias; 5) No âmbito das pastorais, fomentar a Pastoral do Dízimo, animar a Pastoral da Criança, criar a Pastoral da Pessoa Idosa; (6) Criar a “Pastoral da Escuta” para ouvir e conhecer a realidade econômica e espiritual das pessoas.

A Missão deve acontecer por meio de 1) Celebração do Mês Missionário, envolvendo todas as pastorais na missão; 2) restauração do "Ministério da Visitação" com visitas missionárias aos afastados da comunidade, doentes nos hospitais, em suas residências e lar dos idosos, catequizandos e seus pais, escolas, idosos e necessitados da comunidade e 3) fortalecimento da Pastoral da Esperança. 

Nova coordenação

cppA eleição dos novos coordenadores paroquiais de pastoral foi o último ponto da pauta da Assembleia. Cada um dos dez grupos apresentou um nome para coordenador e outro para vice-coordenador paroquial de pastoral. Para coordenador paroquial foi escolhido, no segundo escrutínio, com mais de 50% dos votos, Mauro Duarte. Já Maria do Carmo Pereira Vieira foi eleita vice-coordenadora, obtendo mais de 50% no primeiro escrutínio. As pastorais também se reuniram e cada uma elegeu seu coordenador/a.

José Ciro Rocha, da Comunidade São Francisco, resumiu o sentimento dos participantes da assembleia. “Foi um momento rico de trocas de experiência e de bênçãos, na força do Espírito Santo. Creio que todos os presentes puderam experimentar a graça de Deus”, disse.

A Assembleia terminou com a missa que comemorou o 17º aniversário da paróquia São João Batista. Durante a celebração, foi apresentado e empossado o novo Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) que recebeu do pároco a bênção e o envio para a missão. 

Acesse aqui para ver as fotos da 10ª Assembleia