Paroquial

Carta aos Efésios é tema de estudo bíblico

Paróquia São João Batista realizou estudo bíblico nos dia 29, 30 e 31 de agosto em clima de descontração e amizade. A cada encontro estiveram presentes cerca de 35 agentes das diversas comunidades, além do pároco, Padre Geraldo Martins e do padre João Batista.


Publicado em: 03/09/2023 19:48:00

Carta aos Efésios é tema de estudo bíblico

Antecipando-se ao Mês da Bíblia, comemorado em setembro, a Região Mariana Leste promoveu, no dia 26 de agosto, em Ponte Nova, um encontro de formação sobre o Mês da Bíblia 2023. A Região Mariana Leste é composta por 33 municípios, compreendendo três foranias: Ponte Nova (14 cidades), Abre Campo (10 cidades) e Viçosa (11).

O livro escolhido para aprofundamento este ano, durante o Mês da Bíblia, é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade!” (Ef 4,24) e a Paróquia São João Batista foi representada pelos Ministros da Palavra Cida Zolnier, Paulo Fernando e sua esposa Maria Clara.

A formação seguiu o plano de estudo proposto pela CNBB, que apresentou o conteúdo a partir de 5 pontos: Sabedoria que Revela Deus (Ef 1,15-23);  Cristo derrubou o muro da separação (Ef 2,11-22); Chamados à unidade em Cristo (Ef 4, 1-16); Vestir-se da Nova humanidade (Ef 4,17-32); A “armadura” do Cristão (Ef 6,10-20).

Após terem participado da formação em Ponte Nova, os que representaram a Paróquia se reuniram com o pároco, Pe Geraldo Martins, para decidirem sobre a forma como iriam repassar aos demais leigos o conteúdo estudado.

Na Paróquia São João Batista, o estudo bíblico aconteceu nos dia 29, 30 e 31 de agosto de 19 às 21h, no salão paroquial, em clima de diálogo familiar, com muitas histórias contadas. A cada noite estiveram presentes cerca de 35 agentes das diversas comunidades, além do pároco e do padre João Batista.

No primeiro dia do encontro Cida Zolnier contextualizou o cenário geográfico e econômico de Éfeso, capital da província romana na Ásia, na época em a carta foi escrita. Também repassou o conteúdo referente aos dois primeiros pontos do encontro de Ponte Nova, destacando que a humanidade, que antes era dividida, em Cristo se torna nova, única e reconciliada.

Paulo Fernando deu continuidade ao encontro na segunda noite, apresentando os dois tópicos seguintes, enfatizando a importância do amor fraterno que deve levar a todos a serem suportes uns dos outros, para que a comunidade cresça sempre na fé. Refletiu sobre a importância da fé madura e da conversão profunda, que rompe com tudo o que é contrário ao Evangelho.

Na 5ª feira, Paulo Continuou a liderar o estudo e refletiu sobre o último ponto: A “armadura” do Cristão (Ef 6,10-20). Em seguida, o pároco mostrou um vídeo sobre a Carta aos Efésios e os presentes expuseram vários símbolos com os quais associavam o conteúdo estudado nos encontros. Para terminar, houve uma alegre partilha de lanches.

Os agentes avaliaram os encontros de forma muito positiva e destacaram a presença do pároco que, enquanto o conteúdo era apresentado, ia chamando atenção para os aspectos mais importantes e clareando quando a reflexão exigia maior aprofundamento. 

 

Veja outras fotos aqui.