Paroquial

Catequistas celebram seu dia com estudo sobre Ecologia Integral e confraternização

O encontro contou com a assessoria de Lauana Blenda Silva, que falou sobre mudanças climáticas, e padre Geraldo Martins, que discorreu sobre Ecologia Integral. 


Publicado em: 31/08/2022 12:34:00

Catequistas celebram seu dia com estudo sobre Ecologia Integral e confraternização

As/os catequistas da paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), celebraram seu dia com uma tarde de formação e confraternização, no sábado, 27 de agosto. Orientado pela coordenadora paroquial de catequese, Jaqueline Ferreira, o encontro reuniu 70 catequistas, no salão paroquial, e discutiu o tema Mudanças Climáticas e Ecologia Integral.

A doutoranda Lauana Blenda Silva falou sobre as mudanças climáticas, explicando o fenômeno do efeito estufa e destacando as evidências do aquecimento global. Destacou que, segundo pesquisas, a maior causa das mudanças climáticas e do aquecimento global é resultado da atividade humana. “Que atividades são essas? Agropecuária, uso desmedido da terra, como o desmatamento, energia, indústria e resíduos”, explicou a conferencista.

launa

O pároco da paróquia São João Batista, padre Geraldo Martins, apresentou aos catequistas o capitulo IV da encíclica Laudato Si, do papa Francisco, que aborda a questão da Ecologia Integral. “A ecologia estuda as relações entre os organismos vivos e o meio ambiente onde se desenvolvem”, disse, citando o papa. “Ecologia integral mostra, portanto, que tudo está interligado e que, por isso, segundo o papa, é preciso questionar os modelos de desenvolvimento, de produção e de consumo”, acrescentou.

A coordenadora paroquial de catequese destacou a participação e a alegria dos catequistas no encontro. Ela ressaltou também a metodologia da formação. “O interessante é que encontramos o formato, o método de formação para nossas catequistas. Colocar a questão a ser estudada, seguida da visão eclesial sobre o assunto. Assim ficou fácil de perceber a catequese como uma vivencia de fé e vida”, disse.

Ecologia Integral na catequese

Jaqueline lembra que o Diretório de Catequese suger trabalhar a temática da Ecologia Integral com os catequizandos. “O Diretório de catequese sugere, nos parágrafos 381 a 384, uma serie de atitudes que trata do compromisso ecológico e [propõe] que, diante do agravamento da crise ecológica, sigamos a orientação do Papa de fazermos uma radical conversão ecológica”, esclareceu. “Já o Plano Arquidiocesano de Catequese sugere [que se façam] oficinas de Educação Ambiental”, completou.

 Para a coordenadora, a consciência ecológica das catequistas ajuda a propor intervenções cotidianas que ajudem a preservar o meio ambiente. “A consciência ecológica implica mudança de atitude. É fundamental fazer tudo isso mostrando à criança e ao adolescente que somos parte da criação; que estamos em um mesmo ambiente em que tudo está interligado”, concluiu.

O encontro terminou com uma confraternização com os participantes sendo presenteados com um bolo em comemoração ao Dia do Catequista.

Vejas as fotos

Fonte: PASCOM

Leia outras notícias