Paroquial

Catequistas refletem sobre infância e adolescência missionárias

Dentro da programação do Ano Missionário Paroquial, a Paróquia São João Batista promoveu, no sábado 13/07, um encontro de formação de catequistas tendo por foco as crianças e os adolescentes como discípulos missionários de Cristo.


Publicado em: 19/07/2024 16:52:00

Catequistas refletem sobre infância e adolescência missionárias

O objetivo do encontro foi formar as/os catequistas para preparar as crianças para serem apóstolos de outras crianças, orientando-as na vocação e na profissão.  Na catequese as crianças conhecem Jesus e seu modo de viver, bem como a comunidade católica e, na vida, evangelizam outras crianças.

Esse tipo de formação é sugerido pelo Diretório de Catequese e pelo Plano Arquidiocesano de Catequese. O tema “a infância e a adolescência missionárias” é proposto aos catequistas no programa “Preparai o Caminho”, que é direcionado a crianças de 11 a 16 anos, ou seja, após a primeira Eucaristia até a Crisma. 

Cerca de 40 catequistas participaram do encontro que foi realizado no Centro de Pastoral Paroquial Dom Luciano Mendes e conduzido por Iva da Silva Fernandes, assessora leiga representante da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Mariana. Inicialmente foram abordados aspectos ligados às Pontifícias Obras Missionárias (POM) e, em seguida, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), seus objetivos, programa de vida e metodologia.

A missionária Iva (à esquerda na foto) destacou que o IAM não é pastoral, movimento ou catequese, mas uma obra do papa, ou seja, uma Pontifícia Obra Missionária que nasceu com o objetivo de salvar crianças da morte ou de viverem sem o batismo. 

No programa de vida do IAM, as crianças e adolescentes missionários se comprometem a tornar Jesus e Nossa Senhora conhecidos e amados por outras crianças, colocando-se à disposição para servir com alegria, repartindo os bens possuídos e rezando pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro.

Após o almoço as catequistas se reuniram por setor paroquial e planejaram as atividades missionárias que serão propostas às crianças das comunidades durante a Semana Missionária Paroquial que terá início dia 28 de julho próximo.