Publicado em: 28/01/2023 19:48:00
A paróquia São João Batista promoveu, neste sábado, 28, um encontro de formação paras os/as catequistas de suas quatorze comunidades. Além dos catequistas das crianças, adolescentes e jovens, também participaram da formação catequistas que preparam pais e padrinhos para o sacramento do batismo, bem como agentes que preparam noivos para o matrimônio. Estiveram, ainda, presentes catequistas das paróquias São Silvestre, de Viçosa, e Santo Antônio, de Canaã.
O encontro, que reuniu 120 catequistas, começou às 8h30 e terminou às 16h. Organizado pela coordenação paroquial de catequese, o encontro debateu dois temas: o documento 107 da CNBB que trata da Iniciação à Vida Cristã e o Ano Vocacional.
Na primeira parte do encontro, o pároco, Padre Geraldo Martins, apresentou o documento “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos-missionários”, destacando a centralidade da Palavra de Deus na formação para os sacramentos e para o discipulato, como um caminho de pertencimento a Cristo.
Padre Geraldo destacou que atualmente o processo da Iniciação à Vida Cristã dá maior atenção à realidade social das famílias, buscando integrar fé e vida. Também enfatizou que a Igreja deve estar em estado permanente de missão e sempre a serviço da vida plena para todos.
Após o almoço, na segunda parte do encontro, Arlete Rocha Bezerra discorreu sobre o Ano Vocacional e sua importância para a catequese. Explicou que vocação é um chamado à vida e à missão que é comunicar o reino de Deus ao mundo. “Apesar das nossas limitações humanas, nós somos hoje os continuadores da missão de Cristo”, disse.
Explicou que o Ano Vocacional tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade como um todo, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.
Aos catequistas, Arlete sublinhou que a catequese de adolescentes e jovens deve lhes dar atenção especial em termos de acompanhamento vocacional e construção das identidades e do projeto de vida de cada um. Para encerrar, propôs um trabalho de grupo, onde os participantes puderam dialogar sobre a promoção da cultura vocacional nos encontros catequéticos.
Confira aqui nossas fotos.