Publicado em: 24/03/2025 16:04:00
Para que as pessoas que se convertem a Cristo e à Igreja Católica quando adultas possam abraçar a fé cristã e se tornar parte viva da Igreja, elas passam por um período de preparação que culmina com a recepção dos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia na Vigília Pascal.
Além dos encontros de catequese, os eleitos para a celebração das próximas solenidades pascais participam de três ritos de escrutínio que objetivam purificar seus corações, fortalecendo-os nas tentações e orientando-os em seu propósito de unir-se a Cristo.
O Rito de Iniciação “é destinado a adultos que, iluminados pelo Espírito Santo, ouviram o anúncio do mistério de Cristo e, conscientes e livres, procuram o Deus vivo e iniciam o caminho da fé e da conversão” (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos – RICA, 1).
Para os catequizandos adultos, ou catecúmenos, da Paróquia São João Batista de 2025, o primeiro escrutínio foi realizado no domingo dia 23 de março, durante a missa das 9h30, na igreja de São João Batista, que foi presidida pelo pároco, padre Geraldo Martins.
Em sua homilia, o sacerdote destacou a importância da Quarema como um caminho de conversão e enfatizou que só em Deus há vida verdadeira. Assim, só encontra o sentido da vida aquele que segue fielmente os ensinamentos de Cristo.
A partir do Evangelho de São João (4: 7-31), que narra o encontro de Jesus com a samaritana no poço, falou aos catequizandos explicando que somente Jesus pode oferecer a água viva, capaz de saciar as sedes humanas.
O pároco pontuou que muitas pessoas tentam saciar sua sede em diferentes fontes, como o poder, a fama e o prestígio. Outros se dedicam a juntar riquezas, mas “isso não mata a nossa sede. Só Cristo sacia nossa sede”, disse e convidou os catecumenos a refletirem sobre as fontes onde buscam saciar seus anseios.
Em seguida, explicou os objetivos do escrutínio e pontuou a importância do rito ser feito junto da comunidade que tem o compromisso de acompanhar os eleitos e eleitas em sua caminhada de preparação para receber os sacramentos e depois disso, na vivência constante da fé.
Em seguida, a comunidade, os catecúmenos, seus padrinhos e madrinhas fizeram as orações próprias do Rito, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
No domingo dia 9, os catequizando já tinham participado da santa missa quando seus nomes foram apresentados e acolhidos na comunidade.
Clique AQUI e veja as fotos.