Publicado em: 15/03/2023 17:44:00
A partir do Evangelho do dia, o 1º Escrutínio tem como tema a água viva que Jesus promete à samaritana. A celebração segue o manual de liturgia na realização do catecumenato, de forma a purificar o espírito e o coração dos eleitos.
Seguindo a pedagogia quaresmal, o Pároco, padre Geraldo Martins, explicou que os escrutínios têm por objetivo proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência. Também almejam instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado e queiram se libertar de suas consequências e da influência maligna em suas vidas.
Dirigindo-se aos catequizandos, perguntou: “De que vocês têm sede? Em que fonte vocês buscam saciar essa sede?” E acrescentou: “Como eu gostaria que essa caminhada de catequese levasse vocês a fazer as mesmas descobertas que a samaritana fez. E que encontrassem nos Sacramentos o sentido da vida de vocês”.
Voltando-se para os eleitos, convidou-os a orar em silêncio e se ajoelhar para se unirem a Cristo, buscando forças para vencer as tentações diárias. “Que fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivem o desejo de amar a Deus e abram seus corações para receber os dons do Senhor no sacramento”, rezou.
Durante as preces, os padrinhos e as madrinhas colocaram a mão direita sobre o ombro de cada eleito e a comunidade pediu pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Confira nossas fotos aqui.